Matemática Elementar

Código

01100949

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Adquirir uma atitude positiva relativamente à Matemática

2. Consolidar o conhecimento dos números, dos conjuntos numéricos, das operações aritméticas elementares e dos respetivos algoritmos

3. Compreender, resolver e aplicar as equações e inequações do 1.º grau com uma variável

4. Ser capaz de equacionar problemas reais

5. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas

6. Assegurar as bases necessárias à aplicação e continuação de estudos matemáticos

Programa

1. Números

1.1.       Algarismo, numeral, número

1.2.       Conjuntos numéricos

1.2.1.          Conjunto dos números Naturais (N)

1.2.2.          Conjunto dos números Inteiros (Z) e subconjuntos (inteiros positivos, inteiros negativos, inteiros não positivos, inteiros não negativos)

1.2.3.          Conjunto dos números Racionais (Q)

1.2.4.          Conjunto dos números Irracionais (I)

1.2.5.          Conjunto dos números Reais (IR)

1.3.       Leitura e escrita de números: Grupo, Classe e Ordem. Parte inteira e parte decimal.

1.4.       Comparação de números: Maior, menor e igual

1.5.       Posição e distância na reta numérica, simétricos

1.6.       Tabuadas da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão

1.7.       Prioridade das operações aritméticas elementares

1.8.       Operações com números inteiros

1.8.1.          Adição (termos e algoritmo) e prova real

1.8.2.          Subtração (termos e algoritmo) e prova real

1.8.3.          Multiplicação (termos e algoritmo) e prova real

1.8.4.          Divisão (termos e algoritmo) e prova real:

1.8.4.1       Divisão exata

1.8.4.2       Divisão com resto

1.8.5.          Potenciação

1.8.6.          Radiciação

1.9.       Critérios de divisibilidade

1.10.   Números primos

1.11.   Decomposição de um número em fatores primos

1.12.   Máximo divisor comum

1.13.   Mínimo múltiplo comum

1.14.   Números racionais (fracionais, decimais e mistos)

1.15.   Frações e números fracionários

1.16.   Números inversos

1.17.   Operações com frações, números fracionários e números mistos

1.17.1.       Adição

1.17.2.       Subtração

1.17.3.       Multiplicação

1.17.4.       Divisão

1.17.5.       Potenciação

1.17.6.       Radiciação

1.18.   Operações com números reais

1.18.1.       Adição

1.18.2.       Subtração

1.18.3.       Multiplicação

1.18.4.       Divisão

1.18.5.       Potenciação

1.18.6.       Radiciação

  1. Expressões, equações e inequações

2.1.       Expressões numéricas

2.2.       Expressões algébricas

2.3.       Equações do 1.º grau: noção e terminologia

2.4.       Inequações do 1.º grau: noção e terminologia

 

  1. Medidas

3.1.       Medidas lineares (comprimento, massa e capacidade) e conversões

3.2.       Medidas quadradas: área e conversões

3.3.       Medidas cúbicas: volume e conversões

3.4.       Relações entre as medidas de capacidade e as medidas de volume

 

  1. Problemas

4.1.       Interpretação de problemas matemáticos

4.2.       Equacionamento de problemas

4.3.       Resolução de problemas

4.4.       Análise da solução de problemas

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, em que os conteúdos programáticos da unidade curricular são explorados detalhadamente, mediante a resolução de atividades, problemas e fichas práticas de exercícios. Sempre que possível, recorrer-se-á ao uso de materiais manipulativos ou a outros meios que possam esclarecer e beneficiar os alunos.

Os temas desta unidade curricular serão apresentados, discutidos e desenvolvidos em aulas teórico-práticas e através da resolução de problemas, de exercícios e de atividades, utilizando também a plataforma moodle.

A avaliação assenta em provas escritas de frequência, bem como em fichas práticas de exercícios, trabalhos individuais ou em grupo, sobre os tópicos contemplados na unidade curricular.

Bibliografia

- D’ Augustine, C. H., Métodos Modernos para o ensino a Matemática, Ao Livro Técnico S.A,1987

- Monteiro, E.,  O corpo dos números reais - exercícios, Coimbra Ed, 1981

- Palhares, P. (Coordenação), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel Edições Técnicas, 2011

- Palhares, P. (Coordenação), Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel Edições Técnicas, 2004

- Walle, J. A. V., Matemática no Ensino Fundamental, Artmed, 2009

Método de Avaliação

  • Frequência 1 - 25 %
  • Frequência 2 - 30 %
  • Frequência 3 - 45 %