Fundamentos e Aplicações da Matemática Elementar

Código

02015394

Créditos ECTS

3

Objetivos

1) Aprofundar conceitos fundamentais à abordagem dos temas matemáticos que figuram nos programas e
orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;
2) Desenvolver o gosto pela Matemática e pela redescoberta de relações e de factos matemáticos;
3) Refletir sobre fatores determinantes no sucesso do ensino da Matemática, tais como a importância de se investir no rigor das definições e do raciocínio matemático, no conhecimento de factos e procedimentos, numa adequada
passagem do concreto para o abstrato, sem se saltar etapas, e no desenvolvimento da comunicação matemática e de estratégias de resolução de problemas, entre outros aspetos;
4) Aplicar ferramentas matemáticas na resolução de situações problemáticas que se enquadrem na área de
formação do aluno;
5) Desenvolver a capacidade de pesquisa, a criatividade e a autonomia;
6) Experimentar recursos didáticos adequados ao ensino dos tópicos em estudo

Programa

1. O ensino-aprendizagem da Matemática Elementar: uma visão internacional

2. A importância da compreensão profunda da Matemática Elementar na estruturação de práticas promotoras de aprendizagens significativas

3. Os grandes temas da Matemática Elementar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

3.1. Conceitos e procedimentos estruturantes

3.2. Capacidades matemáticas

3.3. Recursos e estratégias. Jogos e materiais manipuláveis

Métodos de Ensino

Os temas serão discutidos e explorados, utilizando recursos adequados a cada situação.

A natureza das aulas teórico-práticas e das sessões de orientação tutorial assenta no princípio da participação ativa dos alunos e visa estimular os diferentes objetivos propostos.

A dinâmica imprimida, a que se juntam os diferentes elementos de avaliação, afigura-se favorável, não apenas ao desenvolvimento de um olhar crítico sobre os tópicos propostos e abordados, mas ainda à conversão dos conhecimentos adquiridos e dos instrumentos conceptuais interiorizados em efetivas competências, ou seja, na capacidade para os utilizar e/ou expandir em contextos novos e diferenciados.

Bibliografia

  • Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a Matemática das crianças. Lisboa: Gradiva.
  • Breda, A. et al. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC.
  • Bruner, J. S. (1966). Para uma Teoria da Educação (Trad. M. Vaz). Lisboa: Relógio D'Água Editores.
  • Carreiro, C., Correia, E., Patrício, J., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2018). A multiplicação e a divisão em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas 11, 5-32.
  • Carreiro, C., Correia, E., Patrício, J., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2019). A introdução do conceito de fração em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas 12, 5-28. 
  • Carreiro, C., Correia, E., Patrício, J., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2021). Estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração: explorações no 2.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas 16, 29-71.
  • Dienes, Z. (1970). Aprendizado Moderno de Matemática (Trad. J. E. Fortes). Rio de Janeiro: Zahar Editores. 
  • Dinis, R., Teixeira, R. C. & Pacheco, S. (2019). Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas 13, 5-36. 
  • Furtado, A. R., Duarte, J., Medeiros, M. P., Faria, Z., Silva, L., Fonseca, M. H., Sousa, P. & Teixeira, R. C. (2018). Recursos didáticos promotores do sentido de número no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas 11, 33-63.
  • Lima, A. M., Santos, C. P., Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2017). A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras. Jornal das Primeiras Matemáticas 8, 23 - 82.
  • Lima, A. M., Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 1.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
  • Lima, A. M., Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 2.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
  • Lima, A. M., Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 3.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
  • Lima, A. M., Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 4.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
  • Long, C. & DeTemple, D. (2006). Mathematical Reasoning for Elementary Teachers. USA: Pearson Education.
  • Ma, L. (2008). Aprender e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva.
  • Maia, J. S. (2009). Aprender... Matemática do Jardim-de-Infância à Escola. Porto: Porto Editora.
  • Martins, H., Silva, L., Areias, M. F., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2020). As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º ciclo. Jornal das Primeiras Matemáticas 15, 19-53. 
  • Martins, M., Loura, L. & Mendes, M. (2007). Análise de Dados: Texto de apoio para os professores do 1.º ciclo. Lisboa: ME-DGIDC.
  • Migueis, M. & Azevedo, M. (2007). Educação Matemática na Infância: Abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro.
  • Pimentel, T. , Vale, I., Freire, F., Alvarenga, D. & Fão, A. (2010). Matemática nos Primeiros Anos. Mirandela: Texto Editora.
  • Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2015). Kindergarten Activities for Early Mathematics. Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium IV, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, 24-27 January.
  • Silva, C., Cordeniz, C., Areias, M. F., Rainha, F., Martins, H., Silva, L. & Teixeira, R. C. (2019). Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos: explorações no 2.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas 13, 37-68.
  • Skemp, R. (1989). Mathematics in the Primary School. London: Routledge. 
  • Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Textos de geometria para professores. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Método de Avaliação