Diferenciação e Integração Curricular

Código

02015427

Créditos ECTS

6

Objetivos

1 – Problematizar o papel do profissional da educação básica na gestão curricular diferenciada e integradora, num contexto de monodocência, à luz do perfil de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico;
2 – Discutir os fundamentos de diferentes tipos de diferenciação e integração curricular;
3 – Analisar casos de diferenciação curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas;
4 – Analisar casos de integração curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas.

Programa

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões, e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 . Compreender o conceito de diferenciação curricular;

2. Discutir formas de mapeamento da diversidade estudantil em função dos quais se justifica a diferenciação curricular;

3. Compreender o conceito de integração curricular;

4. Caracterizar diferentes dimensões da integração curricular;

5. Esboçar estratégias de diferenciação e de integração curricular.

Conteúdos programáticos

1. Noção de diferenciação curricular;

2. Caracterização da diversidade estudantil – dimensões e categorias possíveis (estilos de aprendizagem, referências culturais...);

3. Noção de integração curricular;

4. Dimensões da integração curricular (integração do conhecimento, integração das experiências, integração social);

5. Estratégias de diferenciação e de integração curricular.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada presencialmente, com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponibilizado na plataforma moodle, que poderá servir de complemento ao trabalho presencial. Esse AVA incluirá fóruns de discussão e um portefólio digital, no qual os estudantes apresentarão planificações de atividades letivas promotoras de diferenciação e integração curricular e registarão reflexões sobre os temas abordados nas aulas. Estas últimas serão lecionadas através de diversas metodologias de ensino, incluindo momentos expositivos, discussão de relatos de investigação, textos teóricos e outros documentos. As referidas planificações devem prever a elaboração de materiais didáticos promotores de diferenciação e integração curricular, os quais deverão integrar uma exposição a realizar no final do semestre.

O semestre será organizado em seis módulos.

Bibliografia

Alonso, L. (2002). Contributos para a Fundamentação de um Currículo Integrado. Actas do V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 109-120). Ed. Colibri/SPCE.

Beane, J. (2002). Integração Curricular: a concepção do núcleo da Educação Democrática. Didáctica Editora.

Botelho, M. (2021). Diferenciação, integração e relevância curricular na educação-pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: que desafios? [Relatório de estágio de Mestrado, Universidade dos Açores]. Repositório Institucional da Universidade dos Açores. https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/6336

OECD (2013), PISA 2012 Results: What Makes a School Successful? Resources, Policies and Practices (Volume IV), OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264201156-en

OECD (2016). PISA 2015 Results: Policies and Practices for Successful Schools (Volume II). OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264267510-en

Pacheco, J. A. (2000), Políticas de Integração Curricular. Porto Editora.

Pacheco, J. A. (1998). Projecto Curricular Integrado. ME.

Roldão, M. C. (2003). Diferenciação Curricular Revisitada. Porto Editora.

Roldão, M. C. (1999). Gestão Curricular: Fundamentos e Práticas. ME-DEB.

Roldão, M.C. (1999). Os professores e a Gestão do Currículo. Porto Editora.

Santomé, J. T. (1994). Globalización e Interdisciplinaridad: el curriculum integrado. Morata.

Sousa, F. (2010). Diferenciação Curricular e Deliberação Docente. Porto Editora.

Método de Avaliação