Diferenciação e Integração Curricular

Código

02015427

Créditos ECTS

6

Objetivos

1 – Problematizar o papel do profissional da educação básica na gestão curricular diferenciada e integradora, num contexto de monodocência, à luz do perfil de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico;
2 – Discutir os fundamentos de diferentes tipos de diferenciação e integração curricular;
3 – Analisar casos de diferenciação curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas;
4 – Analisar casos de integração curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas.

Programa

1. O profissional da educação básica
1.1. O perfil profissional do professor em geral e do educador de infância e do professor do 1º ciclo do ensino básico em particular
1.2. A gestão curricular num contexto de monodocência

2. A diferenciação curricular
2.1. A diferenciação curricular enquanto resposta a diferentes dimensões da diferença entre estudantes;
2.2. Diferentes sentidos da diferenciação curricular – diferenciação estratificadora e diferenciação inclusiva;
2.3. Abordagens à diferenciação curricular na sala de aula (alinhamento com estilos de aprendizagem, projetos independentes, trabalhos escalonados, portfólios)

3. A integração curricular
3.1. Justificação do currículo integrado;
3.2. Dimensões em que a integração curricular se desdobra (integração do conhecimento, integração de experiências e integração social);
3.3. Instrumentos de integração curricular (atividades integradoras, problemas suscetíveis de investigação e projetos).

Métodos de Ensino

Os estudantes contactarão com investigação recente na área, incluindo estudos realizados em escolas dos Açores sobre integração e diferenciação curricular. Os resultados desses estudos serão discutidos, juntamente com descrições de práticas, de modo a promover a caraterização de diferentes abordagens. A essa caraterização será associada uma análise de documentação relevante, especialmente no que se refere ao perfil do professor, e uma sistematização dos conceitos-chave, visando a construção de um sólido suporte teórico à discussão de situações concretas de diferenciação e integração.

A avaliação sumativa será baseada nos seguintes elementos (com indicação dos respetivos pesos na média final): comentário a um trabalho de investigação sobre diferenciação curricular (30%); comentário a um trabalho de investigação sobre integração curricular (30%); proposta de um plano genérico de diferenciação curricular (20 %); proposta de um plano genérico de integração curricular (20 %).

Bibliografia

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Infância e Educação - Investigação e Práticas (5), 62-88.
Beane, J. (2002). Integração Curricular: a concepção do núcleo da Educação Democrática. Lisboa: Didáctica
Editora.
Dinis, R. (2010). 'Desenvolvimento Curricular Integrado na Escola: lógicas de gestão colegial em duas Escolas
Básicas Integradas dos Açores'. Tese de Doutoramento, Universidade dos Açores.
Pacheco, J.A. (2000), Políticas de Integração Curricular. Porto: Porto Editora.
Roldão, M.C. (2003). Diferenciação Curricular Revisitada. Porto: Porto Editora.
Roldão, M.C. (1999). Gestão Curricular: Fundamentos e Práticas. Lisboa: ME-DEB.
Roldão, M.C. (1999). Os professores e a Gestão do Currículo. Porto: Porto Editora.
Santomé, J.T. (1994). Globalización e Interdisciplinaridad: el curriculum integrado. Madrid: Morata.
Sousa, F. (2010). Diferenciação Curricular e Deliberação Docente. Porto: Porto Editora.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %