Diferenciação e Integração Curricular
Código
02015427Créditos ECTS
6Objetivos
1 – Problematizar o papel do profissional da educação básica na gestão curricular diferenciada e integradora, num contexto de monodocência, à luz do perfil de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico;
2 – Discutir os fundamentos de diferentes tipos de diferenciação e integração curricular;
3 – Analisar casos de diferenciação curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas;
4 – Analisar casos de integração curricular, revelando domínio de conceitos-chave e capacidade de mobilizá-los em situações diversas.
Programa
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões, e competências a desenvolver pelos estudantes)
1 . Compreender o conceito de diferenciação curricular;
2. Discutir formas de mapeamento da diversidade estudantil em função dos quais se justifica a diferenciação curricular;
3. Compreender o conceito de integração curricular;
4. Caracterizar diferentes dimensões da integração curricular;
5. Esboçar estratégias de diferenciação e de integração curricular.
Conteúdos programáticos
1. Noção de diferenciação curricular;
2. Caracterização da diversidade estudantil – dimensões e categorias possíveis (estilos de aprendizagem, referências culturais...);
3. Noção de integração curricular;
4. Dimensões da integração curricular (integração do conhecimento, integração das experiências, integração social);
5. Estratégias de diferenciação e de integração curricular.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada presencialmente, com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponibilizado na plataforma moodle, que poderá servir de complemento ao trabalho presencial. Esse AVA incluirá fóruns de discussão e um portefólio digital, no qual os estudantes apresentarão planificações de atividades letivas promotoras de diferenciação e integração curricular e registarão reflexões sobre os temas abordados nas aulas. Estas últimas serão lecionadas através de diversas metodologias de ensino, incluindo momentos expositivos, discussão de relatos de investigação, textos teóricos e outros documentos. As referidas planificações devem prever a elaboração de materiais didáticos promotores de diferenciação e integração curricular, os quais deverão integrar uma exposição a realizar no final do semestre.
O semestre será organizado em seis módulos.
Bibliografia
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