Educação Deontológica e Docência

Código

02015438

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Conhecer, de modo problematológico, os conceitos de Educação, moral, deontologia, direitos e deveres
- Refletir sobre a centralidade das questões axiológicas nos processos educativos e nas relações pedagógicas;
- Analisar a dimensão deontológica como elemento fundamental e integrador do perfil da docência, da identidade e desenvolvimento profissional do educador e professor
- Clarificar dilemas éticos e deontológicos identificados na práxis educativa
- Analisar os fatores que contribuem e/ou dificultam para o desenvolvimento, em autonomia, da consciência profissional, num horizonte ético e deontológico
- Refletir sobre as dimensões do educador e professor como pessoa, cidadão e (fututo) profissional e as suas implicações deontológicas, desde logo na formação inicial
-Fundamentar – de modo reflexivo e crítico – a importância, nuclear e decisiva, da educação ética e deontologia para o exercício da docência

Programa

1. Autonomia, Educação, Moral, Deontologia profissional;
2. Educação e paradigmas de formação de educadores e professores;
3. Autonomia, Deontologia Docente e Axiologia Educacional;
4. A corresponsabilidade ética dos diversos agentes no processo educativo;
5. Ser Professor: uma profissão, uma vocação, uma missão?;
6. Deontologia da Profissão Docente e outras Profissões;
7. A problemática dos direitos e dos deveres dos alunos e demais agentes educativos;
8. A Escola como espaço de desenvolvimento moral, de valores e de compromissos éticos, tendo em vista a promoção da Pessoa como Sujeito ético;
9. Dimensão ética e deontológica na avaliação;
10. O Cuidado como atitude e categoria educacional;
11. Deontologia, Ética Educacional e Desenvolvimento Profissional: uma atitude e (re)construção permanentes na formação inicial da docência e na educação ao longo da vida.

Métodos de Ensino

As metodologias conjugam os processos de ensino e aprendizagem, tendo como referência atuante uma pedagogia universitária, em coerência com a educação de jovens adultos e de estudantes de várias idades, com vários percursos, saberes e experiências concetualizáveis. Conjuga-se uma diversidade de métodos, articulados, de modo a proporcionar a aquisição de saberes e o desenvolvimento de atitudes, competências e capacidades. Métodos expositivos, de diálogo, de questionamento pessoal e intersubjetivo; trabalhos individuais, em pares, em grupo, no conjunto da turma, redação e análise, de textos. Análise de dilemas éticos e deontológicos na prática educativa e formação.

Avaliação: Trabalho individual, em pares e/ em grupo, com componente escrita, apresentação e questionamento entre os/as formandos/as e o professor.

Bibliografia

Dias, José Ribeiro (2002). 30 Anos de Formação de Professores em Portugal. In Revista de Educação.
Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Volume XI, Nº 1.
Medeiros, Emanuel Oliveira (1998). Intersubjectividade e Ética Educacional: um Encontro na Relação Pedagógica. In
Dias, José Ribeiro & Araújo, Alberto [Organizadores] Filosofia da Educação. Temas e Problemas. Actas do I
Encontro Nacional de Filosofia da Educação. Braga: Universidade do Minho.
Monteiro, Agostinho Reis (2002). Proposições para uma Deontologia da Educação. In Revista de Educação.
Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Volume XI, Nº 1.
Patrício, Manuel Ferreira (1993). Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.
Veiga, Manuel Alte (1996). Identidade e Deontologia em Educação In Revista Portuguesa de Filosofia. Braga.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %