Educação Transdisciplinar e Formação Cívica

Código

02015449

Créditos ECTS

6

Objetivos

Problematizar questões e conceitos de Educação, Cidadania e Formaç.Cívica e as suas conexões, dinâmicas, nas prátic. educativas, pedagógicas e didáticas; Refletir sobre a transversalidade da educação e cidadania nos currícul. escol. e contextos não escol. Examinar sentido(s) (in)visíveis na/da chamada Socied.da Informaç. e do Conhecim., proporcionando aos mestr. situações e recursos para despertar e desenvolverem, - eles próprios - atitud. críticas e de discernimento, de modo a cultivar nos/pelos próprios indivíd. – como pessoas, cidadãos e futuros profess. – prátic. de cidadania ativa e crítica, capazes de desocultar e distinguir, nos discursos e nas estratégias, políticas e outras,- em múltiplas instituiç. e setores – apelos à participação, efetiva, ou a manipulação dissimulada. Analisar os conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade e suas implicações teórico-práticas para/ numa didática integrada; Organizar instrument. para práticas de ensino, aprendizagens e avaliação.

Programa

1. Educação e Cidadania;
2. Currículos e programas de todas as disciplinas da Ed. Pré-Escolar e do 1º CEB;
3.Educação e formação cívica de Educadores e Professores;
4. Conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e suas implicações na organização e desenvolvimento dos currículos e implementação dos programas – de forma conexa, aberta e
sistemática –, potenciando uma Didática Integrada, geradora de modos de ensino e aprendizagens de saberes, conhecimentos, competências, capacidades, atitudes e valores, em dinâmicas, articuladas, em diversidade e unidade de epistemologia educacional.
5. Processos educativos, pedagógicos e Didática Integrada
6. Pessoa, Género, Currículo, Cidadania e Formação Cívica – contextos, identidade(s) e universalidade(s);
7. Formação integral, desenvolvimento pessoal, cultural, social e profissionalidade pluridimensional de Educadores e Professores;
8. Educação, Cidadania e Comunicação Social.

Métodos de Ensino

As metodologias conjugam os processos de ensino e aprendizagem, tendo como referência atuante uma pedagogia universitária, em coerência com a educação de jovens adultos e de estudantes com vários percursos. Conjuga-se uma diversidade de métodos, de modo a proporcionar a aquisição e sistematização de saberes e conhecimentos em processos dinâmicos que se conjugam com o desenvolvimento de atitudes, competências e capacidades. Métodos expositivos, de diálogo, de questionamento pessoal e intersubjetivo; trabalhos individuais, em grupo, redação e análise: de textos e de aspetos que vão marcando a atualidade, constituindo base para a organização crítica do conhecimento, pesquisas em várias fontes, em processos de investigação-formação.

Na avaliação são valorados atitudes, saberes, competências e capacidades de investigação, organização, problematização e fundamentação dos conhecimentos, bem como a qualidade de expressão escrita e oral.

Teste Escrito: 60%

Trabalho em pares/em grupo: 40%

Bibliografia

Delors, Jacques (1996). [ Coord. de]. Educação, um tesouro a descobrir. Rio Tinto: Edições ASA.
Dufour, Barbara & Maingain, Alain (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade.
Instituto Piaget. (Coleção Livros Horizontes Pedagógicos).
Foucault, Michel (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Gradiva.
Medeiros, Emanuel Oliveira (2009) [Coord.] Educação, Cultura(s) e Cidadania. Porto: Edições Afrontamento.
MORIN, Edgar (1999). La tête bien faite . Paris: Éditions du Seuil. Trad. port. (2002). Repensar a Reforma. Reformar o Pensamento. A Cabeça Bem Feita. Lisboa: Instituto Piaget.
Perrenoud, Philippe (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA.
Pombo, Olga; Guimarães; Levy, Teresa (2006).[Organização de]. Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras Editores.
Valadares, Maria Luísa (2002). Transversalidade da Língua Portuguesa. Lisboa: Edições ASA.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %