Projeto e Intervenção Educacional
Código
02015451Créditos ECTS
6Objetivos
1. Explicitar os princípios subjacentes ao trabalho pedagógico organizado na modalidade de projeto, assim como as potencialidades a ele inerentes nas suas dimensões social e de aprendizagens dos alunos.
2. Caraterizar experiências de trabalho de projeto desenvolvidas (ou em desenvolvimento) numa situação concreta de sala de aula ou escola.
3. Orientar a sua perspetiva de intervenção pedagógica segundo princípios de respeito pelas minorias, de inclusão, de participação e de espírito de solidariedade.
4. Participar em processos de investigação sobre as aprendizagens proporcionadas por esta perspetiva pedagógica de utilização do trabalho de projeto, por forma a implicar-se na construção de conhecimento científico a partir de situações concretas.
Programa
1. Conceitos de projeto. Conceitos de projeto em pedagogia.
2. Princípios, valores e potencialidades do trabalho pedagógico organizado na modalidade de projeto: Autonomia e participação dos alunos. Necessidades e interesses dos alunos.
3. Projetos de sala de aula e de escola (de curta e longa duração em pequeno e grande grupo).
4. Envolvimento da comunidade educativa no trabalho de projeto.
5. Estratégias de organização e implementação de projeto na sala da aula e na escola.
6. Investigação sobre o desenvolvimento e resultados de trabalho de projeto em educação.
Métodos de Ensino
Nesta UC haverá momentos de transmissão de informação, bem como de recolha de dados e análise de experiências de trabalho pedagógico, em salas de aula onde decorra esta estratégia. Docentes de outros níveis de ensino com prática de trabalho de projeto irão partilhar as suas experiências com os mestrandos. A recolha de dados é feita através da observação, entrevistas, etc. onde seja experimentada esta modalidade pedagógica, incidindo em dimensões como aprendizagens, diferentes modalidades de concretização, participação da comunidade, etc. O resultado da recolha, após análise, será apresentado, por escrito, e de forma oral à turma (processos e resultados do trabalho de pesquisa: 40%). O mestrando realizará um relatório reflexivo sobre as visitas às salas (40 %). Participação em debates presenciais e via Moodle (20%: frequência e qualidade) sobre potencialidades, formas de organização, envolvimento da comunidade, resultados, etc. desta modalidade de trabalho pedagógico.
Bibliografia
Alencastro Veiga (1995) Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível Campinas. Papirus.
Antoczecen, S. (2011) Pedagogia de projectos – Uma ferramenta na construção do saber histórico – Atas X
Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – Curitiba
Cartesão L., Leite, C. e Pacheco, J. (2002) Trabalhar por projectos em educação: uma inovação interessante? Porto Editora. Porto.
Fortunati, A. (2009) A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos
serviços para a infância e a família – A experiência de San Miniato. Artmed, Portoalegre
Oliveira L., Valéria; Oliveira Alves, M. C. e Dias Fratari, M. H. (2010) Pedagogia de Projetos: Uma experiência na
educação infantil – Olhares e Trilhas, Ano XI, n. 11 – Uberlândia
Porto Pires, M.; Ferreira, L. G. e Guerra Ferreira, A. (2010) Pedagogia de projectos: Construindo conhecimentos
sobre cidadania ambiental em sala de aula – Revista Percurso v. 2, n. 2 - Maringá
Método de Avaliação
- Frequência - 20 %
- Trabalho de investigação - 40 %
- Trabalho laboratorial ou de campo - 40 %