Marketing Digital e E-Business
Código
01061028Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing Digital e e-business;
2) Identificar oportunidades e ameaças em mercados digitais;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing digital;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas dos negócios online;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, de desenvolvimento criativo e de trabalho em equipa.
Programa
1. Introdução ao Marketing Digital e ao e-business
2. Estratégia de Marketing Digital
3. Marketing Omnicanal, CRM e automatização de Marketing
4. Os motores de busca e a publicidade online, SEM – SEO / SEA
5. Marketing de conteúdos
6. Social Media Marketing
7. Desenvolvimento web e UX/UI
8. O planeamento de Marketing Digital
Métodos de Ensino
Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital marketing: Strategy, Implementation and Practice (6e ed.). Pearson Education Limited.
Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Leya.
Stokes, R. (2018). eMarketing: The essential guide to digital marketing. Quirk eMarketing. Open Access. (Stokes, 2018)
Strauss, J. (2016). E-marketing. Routledge.
Bibliografia complementar
Chaffey, D. (2015). Digital business and E-commerce management. Pearson Education Limited.
Kingsnorth, S. (2016). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons.
Marques, Vasco (2018). Redes Sociais 360. Actual Editora.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Value proposition design. Campus Verlag.
Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: rethink your business for the digital age. Columbia University Press.
Ryan, D. (2016). Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. Kogan Page Publishers.
Método de Avaliação
- Frequência - 55 %
- Projecto - 45 %