Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Código
01061280Créditos ECTS
6Objetivos
1.Adquirir informação sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral;
2.Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam;
3.Construir uma grelha conceptual que norteie a futura prática profissional;
4.Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil;
5.Detetar regularidades e especificidades nas perspetivas das crianças, partindo da análise de diálogos infantis e da interpelação das crianças em entrevistas-conversa;
6.Deduzir implicações para a decisão e intervenção pedagógicas;
7.Desenvolver práticas de observação, pesquisa e reflexão.
Programa
I. Psicologia do Desenvolvimento
1. Enquadramento, história e métodos de investigação
2. Conceitos, teorias e fatores do desenvolvimento
2.1. Conceito de desenvolvimento
2.2. Teorias do desenvolvimento
2.3. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação
2.4. Conceito de período de desenvolvimento, fase e estádio.
II. Desenvolvimento na Infância
3. Desenvolvimento físico e psicomotor
4. Desenvolvimento cognitivo
4.1. Períodos e aquisições do desenvolvimento cognitivo da criança
4.2. O desenho infantil e o jogo
5. Desenvolvimento afetivo e psicossocial
5.1. A vinculação
5.2. A construção do afeto pela interação social
6. Desenvolvimento moral
7. A criança nos seus contextos de desenvolvimento (família e escola)
Métodos de Ensino
Aulas de cariz teórico, expositivo e teórico-prático.
Visionamento e discussão de filmes.
Trabalho em pequeno grupo.
Análise e discussão de artigos/textos.
Exercícios práticos.
Bibliografia
Bee, H. (2009). Lifespan development. Pearson International Edition.
Berk, L. (2006). Child development (7th ed.). Pearson.
Brown. K. W., Cozby, P. C., Kee, D. W., & Worden, P. E. (1999). Research methods in human development (2nd ed.). Mayfield Publishing Company
Lee, K. (2000). Childhood cognitive development. Blackwell Publishers.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.
Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.
Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology (3rd ed.). W. H. Freman.
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2012). Human development (12th ed.). McGraw-Hill.
Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do desenvolvimento da infância e adolescência. THOMSON.
Smith, P. K., Cowie, H., & Blades, M. (2015). Understanding children's development (6th ed.). John Wiley & Sons.