Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Código

01061280

Créditos ECTS

6

Objetivos

1.Adquirir informação sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral;
2.Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam;
3.Construir uma grelha conceptual que norteie a futura prática profissional;
4.Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil;
5.Detetar regularidades e especificidades nas perspetivas das crianças, partindo da análise de diálogos infantis e da interpelação das crianças em entrevistas-conversa;
6.Deduzir implicações para a decisão e intervenção pedagógicas;
7.Desenvolver práticas de observação, pesquisa e reflexão.

Programa

I. Psicologia do Desenvolvimento

1. Enquadramento, história e métodos de investigação

2. Conceitos, teorias e fatores do desenvolvimento    

     2.1. Conceito de desenvolvimento   

     2.2. Teorias do desenvolvimento   

     2.3. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação   

     2.4. Conceito de período de desenvolvimento, fase e estádio.


II. Desenvolvimento na Infância

3. Desenvolvimento físico e psicomotor

4. Desenvolvimento cognitivo    

     4.1. Períodos e aquisições do desenvolvimento cognitivo da criança    

     4.2. O desenho infantil e o jogo    

5. Desenvolvimento afetivo e psicossocial    

     5.1. A vinculação    

     5.2. A construção do afeto pela interação social    

6. Desenvolvimento moral

7. A criança nos seus contextos de desenvolvimento (família e escola)

Métodos de Ensino

Aulas de cariz teórico, expositivo e teórico-prático.

Visionamento e discussão de filmes.

Trabalho em pequeno grupo.

Análise e discussão de artigos/textos.

Exercícios práticos.

Bibliografia

Bee, H. (2009). Lifespan development. Pearson International Edition.

Berk, L. (2006). Child development (7th ed.). Pearson.

Brown. K. W., Cozby, P. C., Kee, D. W., & Worden, P. E. (1999). Research methods in human development (2nd ed.). Mayfield Publishing Company

Lee, K. (2000). Childhood cognitive development. Blackwell Publishers.

Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology (3rd ed.). W. H. Freman.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2012). Human development (12th ed.). McGraw-Hill.

Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do desenvolvimento da infância e adolescência. THOMSON.

Smith, P. K., Cowie, H., & Blades, M. (2015). Understanding children's development (6th ed.). John Wiley & Sons.

Método de Avaliação