Didática do Português
Código
01061291Créditos ECTS
3Objetivos
1. Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores, discutindo criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/ de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.
2. Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º ciclo do ensino básico.
3. Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).
4. Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
5. Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica com vista à implementação de um projeto de promoção da leitura em contexto real de ensino.
Programa
Objetivos de aprendizagem
No final desta unidade curricular espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores.
- Discutir criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.
- Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).
- Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica
Conteúdos programáticos:
1. Introdução
1.1. Evolução do conceito de didática.
1.2. Objetivos da didática das línguas.
1.3. O lugar da didática das línguas na formação de educadores de infância e de professores do ensino básico.
2. Políticas de ensino das línguas maternas/de escolarização
2.1. Objeto e objetivos.
2.2. Abordagens ao ensino das línguas maternas/de escolarização.
2.3. Orientações curriculares para a aprendizagem da língua na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo Ensino Básico em Portugal.
3. O ensino e a aprendizagem da língua
3.1. A transversalidade e transdisciplinaridade do ensino e aprendizagem da língua.
3.2. O desenvolvimento da consciência linguística e a aprendizagem da língua.
3.3. O desenvolvimento de competências comunicativas.
3.4. Organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem da língua.
Métodos de Ensino
A UC combina sessões expositivas dialogadas com análise documental, apresentação oral e discussão de uma recensão crítica e sessões tutoriais com vista à clarificação de conteúdos e apoio à realização de tarefas. O moodle é usado para disponibilizar recursos pedagógicos das aulas e bibliografia, facilitar a interação entre estudantes e com a docente e incentivar a partilha de recursos didáticos e bibliografia através de fóruns.
Bibliografia
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- Alves Martins, M. & Niza, I. (1998). Psicologia da Aprendizagem da Linguagem Escrita. Universidade Aberta.
- Alves Martins, M. & Santos, A. (2005). Avaliação das práticas de leitura e de escrita em jardim-de-infância. Infância e Educação. Investigação e Práticas, 7, 59-69.
- Aragonés, J.P. (2019). Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. La Muralla.
- Bigas, M. & Correig, M. (Ed.) (2001). Didáctica de la lengua en la educación infantil. Editorial Síntesis.
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- Lopes, J.A. (Coord.) (2006). Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância: manual de actividades. Asa.
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Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf
- Mata, L. (2008). A descoberta da escrita – Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação.
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