Didática do Português

Código

01061291

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores, discutindo criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/ de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.

2. Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º ciclo do ensino básico.

3. Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).

4. Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.

5. Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica com vista à implementação de um projeto de promoção da leitura em contexto real de ensino.

Programa

Objetivos de aprendizagem

 

No final desta unidade curricular espera-se que os alunos sejam capazes de:

  1. Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores.
  2. Discutir criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.
  3. Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  4. Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).
  5. Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  6. Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica

 

Conteúdos programáticos:

 1. Introdução

1.1.  Evolução do conceito de didática.

1.2.  Objetivos da didática das línguas.

1.3.  O lugar da didática das línguas na formação de educadores de infância e de professores do ensino básico.

 

 2. Políticas de ensino das línguas maternas/de escolarização

2.1.  Objeto e objetivos.

2.2.  Abordagens ao ensino das línguas maternas/de escolarização.

2.3.  Orientações curriculares para a aprendizagem da língua na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo Ensino Básico em Portugal.

 

3. O ensino e a aprendizagem da língua

3.1.  A transversalidade e transdisciplinaridade do ensino e aprendizagem da língua.

3.2.  O desenvolvimento da consciência linguística e a aprendizagem da língua.

3.3.  O desenvolvimento de competências comunicativas.

3.4.  Organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem da língua.

Métodos de Ensino

A UC combina sessões expositivas dialogadas com análise documental, apresentação oral e discussão de uma recensão crítica e sessões tutoriais com vista à clarificação de conteúdos e apoio à realização de tarefas. O moodle é usado para disponibilizar recursos pedagógicos das aulas e bibliografia, facilitar a interação entre estudantes e com a docente e incentivar a partilha de recursos didáticos e bibliografia através de fóruns.

Bibliografia

- Alves Martins, M. (1996). Pré-História da Aprendizagem da Leitura. Conhecimentos precoces sobre a funcionalidade da linguagem escrita, desenvolvimento metalinguístico e resultados em leitura no final do 1º ano de escolaridade. ISPA

- Alves Martins, M. & Niza, I. (1998). Psicologia da Aprendizagem da Linguagem Escrita. Universidade Aberta.

- Alves Martins, M. & Santos, A. (2005). Avaliação das práticas de leitura e de escrita em jardim-de-infância. Infância e Educação. Investigação e Práticas, 7, 59-69.

- Aragonés, J.P. (2019). Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. La Muralla.

- Bigas, M. & Correig, M. (Ed.) (2001). Didáctica de la lengua en la educación infantil. Editorial Síntesis.

- Ferreiro, E. (1997). Alfabetización – teoría y práctica. México: Siglo Veintiuno.

- Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño.  Siglo Veintiuno Editores.

- Graves, D.H. (1991). Didáctica de la Escritura. Morata.

- Lopes, J.A. (Coord.) (2006). Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância: manual de actividades. Asa.

- Lopes da Silva, I. (Coord.); Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministérios da Educação.

             Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf

- Mata, L. (2008). A descoberta da escrita – Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação.

- Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais – Português. Ministério da Educação.

- Molero, F.M. (1999). La didáctica ante el tercer milénio. Madrid: Editorial Síntesis.

- Nemirovsky, M. (1999). Sobre la enseñanza del lenguaje escrito y temas aledaños. Paidós.

- Rog, L.J. (2001). Early Literacy Instruction in Kindergarten. USA: International Reading Association.

- Sá, C.M. (2004). Leitura e compreensão escrita no 1º ciclo do ensino básico: algumas sugestões didácticas. Universidade de Aveiro Edições.

- Santana, I. (2007). A Aprendizagem da Escrita – Estudo sobre a revisão cooperada de texto. Porto: Porto Editora.

- Santos, A. (2007). A abordagem à leitura e à escrita no jardim-de-infância – concepções e práticas dos educadores de infância. Tese de Doutoramento (não publicada). Universidade dos Açores.

- Silva, A.C.C. (2003). Até à descoberta do princípio alfabético. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

- Sim-Sim, I. (Coord.) (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância – Textos de apoio para Educadores de Infância. Ministério da Educação.

- Teberosky, A. & Colomer, T. (2003). Aprender a ler e a escrever – uma proposta construtivista. Artmed.

Método de Avaliação