Didática da Matemática
Código
01061308Créditos ECTS
3Objetivos
1. Compreender o papel da Didática da Matemática na formação de educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
2. Analisar as orientações curriculares para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
3. Aprofundar conceitos e procedimentos associados à educação matemática.
4. Mobilizar, no contexto de atividades de aprendizagem planeadas, os diferentes processos matemáticos: a) resolução de problemas; b) conexões; c) representação; d) comunicação, e) e raciocínio matemático.
5. Analisar, conceber e/ou reformular materiais didáticos/jogos estruturados e não estruturados, incluindo o uso de tecnologias digitais, como forma de promover a aprendizagem matemática.
6. Explorar a resolução de problemas como elemento integrador de diferentes aprendizagens e uma forma de aprendizagem ativa e crítica da Matemática.
7. Utilizar contextos do dia-a-dia como ponto de partida para a compreensão de situações matemáticas.
8. Enquadrar a aprendizagem da Matemática num contexto em que esta se possa traduzir numa experiência de participação ativa e de desenvolvimento de competências comunicações orais e escritas.
Programa
Objetivos:
1. Compreender o papel da Didática da Matemática na formação de educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
2. Analisar as orientações curriculares para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, criando pontes com o ensino da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico;
3. Utilizar contextos do dia-a-dia como ponto de partida para a compreensão de situações matemáticas;
4. Aprofundar conceitos e procedimentos associados à educação matemática.
4. Recorrer a materiais manipuláveis, como o Material Multibásico (MAB), como forma de promover a aprendizagem matemática, em particular para a abordagem dos algoritmos da:
4.1 adição
4.2 subtração pelo método da decomposição e pelo método da compensação
4.3 multiplicação
4.4 divisão
5. Explorar as operações com números racionais, não negativos, representados por frações com o uso de quadros/círculos de frações, com representações pictóricas ou ainda applets que permitam a manipulação/visualização das frações.
6. Utilizar contextos do dia-a-dia como ponto de partida para a compreensão de situações matemáticas.
7. Enquadrar a aprendizagem da Matemática num contexto em que esta se possa traduzir numa experiência de participação ativa e de desenvolvimento de competências comunicações orais e escritas.
Conteúdos:
- Orientações curriculares para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Estratégias de aprendizagem da Matemática.
- A didática dos números e operações.
- A didática das medidas.
Métodos de Ensino
Ao longo da Unidade curricular combinar-se-ão momentos de exposição dialogada com discussão, planificação e orientação tutorial centrados na concretização dos objetivos da mesma. Sempre que a ocasião surgir, poderão ser criadas pontes com o ensino da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Bibliografia
Barros, M., & Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no jardim-de-infância. Porto Editora.
Brocardo, J.; Serrazina, M. L. & Rocha, I. (2008). O sentido do número. Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Escolar Editora.
Garrão, Ana Paula; Raposos, Margarida (2024) Entra em (sai de) cena a dezena, a centena: Dramatização das operações Adição e Subtração. Educação e Matemática, n.º 171, Lisboa
Lopes da Silva, I. L.; Marques, L.; Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Ministério de Educação e Ciência. (2018). Aprendizagens Essenciais (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico). Ministério de Educação e Ciência.
National Council of Teachers of Mathematics. (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Associação de Professores de Matemática.
Ponte, J., & Serrazina, M. L. (2000). Didática da Matemática do 1.º ciclo. Universidade Aberta.