Didática das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora

Código

01061319

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Analisar a importância da área das expressões no desenvolvimento das crianças.
2. Compreender a vertente pedagógico-didática do ensino das expressões à luz dos modelos pedagógicos atuais.
3. Conhecer os vários níveis de objetivos e competências propostos (Orientações Curriculares e Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico), para o desenvolvimento das expressões (Artísticas e EFM) na Educação Básica (EB).
4. Dominar algumas das "competências de ensino" a desenvolver nas diferentes áreas/ blocos de atividades previstas (Orientações Curriculares /Programa do 1.ºCEB), nas suas etapas fundamentais de planificação, condução e reflexão.
5. Pesquisar e recolher documentos, ou testemunhos, que consolidem saberes favoráveis ao trabalho das expressões em atividades lúdicas, na prática pedagógica, em atividades curriculares e extracurriculares.

Programa

A “didática das expressões artísticas e da educação físico motora”, enquanto dimensão específica da pedagogia, é uma unidade curricular que se justifica pela necessidade de compreensão de um modelo norteador e organizador de conteúdos relevantes nas áreas de expressão e comunicação, nomeadamente a expressão físico motora, dramática, musical e plástica e visual, domínios que serão inerentes à(s) área(s) de expressão essenciais para uma educação equilibrada da criança em ação. 

São objetivos do Programa, fazer com que o estudante seja capaz de:

  1. Analisar a importância da área das expressões, no desenvolvimento das crianças.
  2. Compreender a vertente pedagógico- didático do ensino das expressões à luz dos modelos pedagógicos atuais.
  3. Conhecer os vários níveis de objetivos e competências propostos (Orientações Pedagógicas de Creche e Educação Pré-Escolar, Programa do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico), para o desenvolvimento das expressões (Artísticas e EFM) na Educação Básica (EB) – as aprendizagens essenciais e as metas de aprendizagem;
  4. Dominar algumas das "competências de ensino" a desenvolver nas diferentes áreas/ blocos de atividades previstas (OPC; OCEPE; Programas - 1.º e 2.ºCEB), sobretudo na etapa de planificação, mas também, na condução e reflexão - para criar verdadeiras oportunidades vivenciais;
  5. Pesquisar e recolher documentos, ou testemunhos, que consolidem saberes favoráveis ao trabalho das expressões na prática pedagógica, em atividades curriculares e extracurriculares;
  6. Confrontar diferentes modelos de organização de intervenção pedagógico-didática nas várias áreas de expressão;
  7. Analisar o potencial pedagógico-didático do brincar e do jogo no ensino nas várias áreas de expressão.
  8.  O ensino das expressões e as grandes temáticas da atualidade: "inter e pluri disciplinaridade"; "educação para a saúde"; "educação para a cidadania"; "ensino inclusivo", "coeducação"; “educação criativa” e “sustentabilidade”.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em momentos, teóricos, teórico-práticos e práticos, dinamizados por blocos de áreas de expressão.  A análise dos conteúdos desta unidade será direcionada para uma intervenção pedagógico-didática no âmbito das diversas áreas de expressão, contemplando diversos momentos teórico-práticos (pesquisa e análise documental; análise e preparação de atividades; observação e reflexão de atividades) e visando uma intervenção de qualidade em vários contextos educativos (formais e não-formais) em idade de creche; educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico..

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Método de Avaliação