Didática do Estudo do Meio

Código

01061325

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Reconhecer a importância do ensino das ciências na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
2) Reconhecer o papel do conhecimento científico na promoção para o desenvolvimento sustentável.
3) Criticar, fundamentadamente, orientações curriculares, metodologias, experiências de aprendizagem e recursos didácticos relacionados com a área.
4) Planificar, executar e avaliar experiências de aprendizagem de acordo com as perspectivas actuais emanadas da investigação em didáctica.
5) Problematizar situações relacionadas com a área.
6) Usar uma linguagem adequada ao ensino das ciências.
7) Analisar/identificar recursos didácticos para o ensino da área.

Programa

Conteúdos Programáticos


Componente do Meio Social
Módulo I 


- Introdução à Didática do Estudo do Meio: o Estudo do Meio como eixo de uma abordagem interdisciplinar e de integração de saberes
- Educação, Didática e Comunicação em Estudo do Meio: Metáforas, Linguagem, linguagens e (re)construção do Conhecimento do Mundo
- O Estudo do Meio como Área Epistemológica, Axiológica e de Formação de Educadores/as e Professores/as
- Perspetivas atuais para o Estudo do Meio: o caráter interdisciplinar e integrador do Estudo do Meio como promotor do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências que integram o saber, o saber fazer e o saber ser
- Estudo das “Aprendizagens Essenciais” na Componente do Meio Social e histórico-cultural
- Elaboração, desenvolvimento e regulação de projetos educacionais em Estudo do Meio
- Meios de Recursos para o Ensino do Estudo do Meio
- Metodologias, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem nas componentes humanas e sociais no Estudo do Meio
- Estudo do Meio, Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Integral
- O Estudo do Meio e os Problemas Globais do Mundo na Contemporaneidade


Componente do Meio Físico
Módulo II  

PLANIFICAÇÃO | CONTEÚDOS
1. Enquadramento e contextualização do estudo do meio físico e natural
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico;
Outros referenciais educativos
2. O conhecimento do meio físico e natural em contexto de proximidade/local
Abordagens ao quadro biogeográfico dos Açores
Localização geográfica (absoluta e relativa)
Insularidade e fragmentação territorial
Aspetos climáticos, formas de relevo e vulcanismo
Hidrografia e recursos hídricos
Ocupação dos solos e distribuição das atividades
Interpretação dos elementos das paisagens regionais
3. Fontes de informação, recursos educativos e planificação de atividades

Componente do Meio Físico- Biologia
Módulo III

Objetivos de aprendizagem para o Meio Físico-Biologia
1. aumentar os conhecimentos teóricos sobre as Aprendizagens Essenciais na área da Biologia
2. refletir sobre as estratégias pedagógicas mais adequadas para cada tema.

Propõe-se a seguinte atividade de ensino/aprendizagem alinhada com estes objetivos:
1. Em trabalho de grupo, produzir uma planificação de um módulo letivo dirigido a um tema das Aprendizagens Essenciais (AE) na área da Biologia
2. Esta planificação tem a forma de um texto, complementado com tabelas e anexos se necessários. Sugere-se a seguinte estrutura para esse texto:
a. ENQUADRAMENTO
i. Elementos científicos- resumir os elementos teóricos envolvidos na Aprendizagem Essencial que vão tratar
ii. Orientações letivas- enquadrar a Aprendizagem Essencial que vão tratar nos documentos curriculares de referência, justificando essa escolha. Usar este espaço, em particular, para justificar a estratégia de ensino que vão utilizar (em que Ações Estratégicas se baseiam e a que Perfil do Aluno se dirigem)
b. PLANIFICAÇÃO
i. Estratégia de ensino- descrever as atividades de ensino/aprendizagem que propõem
ii. Avaliação- explicar como irão verificar se os vossos objetivos de aprendizagem foram atingidos
c. REFERÊNCIAS

Nota: Este Programa é, no seu todo, estruturado tendo em conta: Objetivos gerais e competências a desenvolver, no geral, os Conteúdos Programáticos, Métodos de Ensino, e Bibliografia. O Programa disponibilizado, ou a disponibilizar, na plataforma "moodle", é mais completo, integra uma Introdução, de fundamentação e enquadramento geral, a Bibliografia é muito mais extensa e diversificada, a potenciar, no geral, e na especificidade de cada um dos três módulos constituintes: Módulo I: Meio Social; Módulo II: Meio Físico; Módulo III: Meio-Físico - Biologia.    

 

 

Métodos de Ensino

Metodologia:

 

As aulas terão um caráter teórico, teórico- prático e prático.

Para além da exposição, - que, em si, também tem, pode ter, um caráter dinâmico - serão proporcionadas práticas de pesquisa, individual, em pares e/ou em grupos, de modo a suscitar e promover vários tipos de conhecimentos, atitudes, competências, capacidades e valores.

As metodologias conjugam os processos de ensino, aprendizagem e investigação/formação, tendo como referência atuante uma Pedagogia Universitária. Conjuga-se uma diversidade de métodos, atividades, metodológicas e didáticas, que privilegiam a autonomia e a consolidação de saberes e conhecimentos, numa perspetiva de problematização, a partir de atividades individuais, em pares e/ou em grupos, suscitando um ambiente formativo para uma discussão orientada, análise, crítica e questionamento de conhecimentos provenientes da investigação educacional, despertando modos fundamentados para a planificação e realização de atividades, análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio e a sua Didática.

Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares e aprendizagens essenciais vigentes, tendo como Referência, no aplicável, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” ; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da Unidade Curricular; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de diversas atividades.

Bibliografia

Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e ensino das Ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. (1988). Em direcção à História através do meio: um trajecto indispensável no Ensino Básico. O Professor (104), 19-24.
Charpak, G. (Dir) (1988). Crianças, investigadores e cidadãos. Lisboa: Instituto Piaget.
Egan, K. (1994). O uso da narrativa como técnica de ensino. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Harlen, W. (1994). Enseñanza y aprendizage de las ciencias. Madrid: Ediciones Morata.
Márquez, A. (2008). El uso de maquetas en el proceso de enseñanza aprendizaje del sistema nervioso. Alambique, 58, 67-76.
Martins, I. & Veiga, M. (1999). Uma análise do currículo da escolaridade básica na perspectiva da Educação em ciência. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Mattoso, J. (1999). A função social da História no mundo de hoje. Lisboa: Associação de Professores de história.

Método de Avaliação