Iniciação à Prática Profissional em 2º Ciclo do Ensino Básico

Código

01061336

Créditos ECTS

3

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:

a) Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos pedagógicos na discussão de práticas observadas nas escolas.

b) Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais que orientam o currículo do 2.º CEB, discutindo possibilidades de apropriação contextual dos mesmos, pelos professores.

c) Conceber projetos de intervenção pedagógica, partindo da problematização de situações observadas, suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de

investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC, privilegiando princípios de integração curricular.

d) Intervir em escolas do 2.º CEB, identificando e fundamentando estratégias de intervenção assentes em princípios de integração curricular.

e) Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados.

Programa

Objetivos:

1. Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos pedagógicos na discussão de práticas observadas nas escolas;

2. Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 2.º Ciclo do Ensino Básico, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adequação às diferenças existentes entre alunos;

3.Intervir em escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, partindo da problematização de situações observadas − suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC;

4. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados e construindo uma visão em perspetiva da sua intervenção.

5.Compreender implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, mobilizando conhecimentos sobre as organizações educativas, as normas que as regem e as dinâmicas sociais que as afetam.

Conteúdos:

1. Teorias e modelos pedagógicos para o ensino básico;

2. Políticas curriculares, documentos orientadores e papel do professor na gestão curricular.

3. Estratégias de atenção à diversidade e educação inclusiva no 2.º Ciclo do Ensino Básico

4. Integração e relevância curricular: promoção de aprendizagens significativas;

5. A planificação de atividades educativas no 2.º Ciclo do Ensino Básico - princípios orientadores, organização, componentes fundamentais.

6. Estratégias de planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.

7. A organização e o funcionamento das organizações educativas. A dimensão ética no relacionamento com a comunidade educativa.

Métodos de Ensino

Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de IPP da LEB”, contemplando aulas lecionadas no Campus da UAc e momentos de Estágio em instituições educativas de 2.º CEB (incluindo momentos de observação de práticas docentes e momentos de intervenção dos estagiários), supervisionado por docentes da UAc em articulação com professores acompanhantes nas instituições de acolhimento.

As práticas observadas, bem como as intervenções realizadas, serão objeto de reflexão pelo estudante, atendendo às suas possíveis implicações em vários domínios: planeamento de atividades educativas, relação entre a escola e as famílias dos alunos, identificação de problemas suscetíveis de investigação, entre outros.

Os estudantes serão agrupados em núcleos de 2, ficando o acompanhamento de cada núcleo a cargo de um docente da UAc, em articulação com professores acompanhantes nas instituições de acolhimento.

Bibliografia

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Método de Avaliação