Iniciação à Prática Profissional em 2º Ciclo do Ensino Básico
Código
01061336Créditos ECTS
3Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:
a) Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos pedagógicos na discussão de práticas observadas nas escolas.
b) Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais que orientam o currículo do 2.º CEB, discutindo possibilidades de apropriação contextual dos mesmos, pelos professores.
c) Conceber projetos de intervenção pedagógica, partindo da problematização de situações observadas, suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de
investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC, privilegiando princípios de integração curricular.
d) Intervir em escolas do 2.º CEB, identificando e fundamentando estratégias de intervenção assentes em princípios de integração curricular.
e) Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados.
Programa
1. Teorias e modelos pedagógicos para o ensino básico.
2. O currículo do 2.º CEB: programas, metas curriculares, referencial curricular regional.
3. Currículo, diversidade e educação inclusiva no 2.º CEB.
4. Integração e relevância curricular: promoção de aprendizagens significativas.
5. A planificação de atividades educativas no 2.º CEB – princípios orientadores, organização, componentes fundamentais.
6. Organização e gestão de projetos integrados de intervenção pedagógica.
7. O papel do professor do 2.º CEB na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.
Métodos de Ensino
Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à P.P. da LEB”, em momentos de observação de práticas de professores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da UAc e em sessões na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras UCs, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas UCs mais diretamente focadas em questões de investigação.
Os estudantes serão agrupados em núcleos de 2, ficando o acompanhamento de cada núcleo a cargo de um docente da UAc, em articulação com professores acompanhantes nas instituições de acolhimento.
Bibliografia
Alonso, L. & Sousa, F. (2013). Integração e Relevância Curricular. In F. Sousa, L.
Alonso e M. C. Roldão (Orgs.). Investigação para um Currículo Relevante (pp. 53-72). Lisboa: ME-DEB.
Altet, Marguerite (1999). As Pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget.
Beane, J. (2002). Integração curricular: a concepção do núcleo da educação democrática. Lisboa: Didáctica Editora.
Castanho, M. G. (2005). À Descoberta da Pré-Adolescência: O Desenvolvimento Físico e Psicológico e o Universo da Leitura. Lisboa: Livros Horizonte.
Castanho, M. G. (2001). A Leitura Através do Currículo nas Escolas do 2º Ciclo em Portugal. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho
Dinis, R. (2010). Desenvolvimento curricular integrado na escola: Lógicas de gestão colegial em duas escolas básicas integradas dos Açores. Tese de doutoramento, Universidade dos Açores.
Estrela, A. e Ferreira, J. (Orgs.) (1999). Diversidade e diferenciação em pedagogia.Atas do IX Colóquio da Seção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF. Lisboa: AFIRSE.
González, Pedro F. (2002). O Movimento da Escola Moderna. Porto: Porto Editora.
Grave-Resendes, Lídia e Soares, Júlia (2002). Diferenciação Pedagógica.. Lisboa: Universidade Aberta.
Leite, C. (2003). Para uma Escola Curricularmente Inteligente. Porto: ASA.
ME/DGIDC (2010). Programas e Metas curriculares do Ensino Básico. http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=2
Perrenoud, Philippe (2000). Pedagogia Diferenciada – Das intenções à acção. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul.
Pombo, O., Guimarães, H., M. e Levy, T. (Orgs.) (2006). Interdisciplinaridade –Antologia. Porto: Campo das Letras.
Roldão, M. C. (2012). Currículo, formação e trabalho docente. In L. Santos & A. Favacho (Orgs.), Políticas e práticas curriculares: Desafios contemporâneos (pp. 65-79). Curitiva: CRV.
SREC/DREF. (2011). Referencial Curricular para a Educação Básica na RAA. Angra do Heroísmo: DREF.
Método de Avaliação
- caraterização de ambientes educativos e de práticas profissionais - 30 %
- intervenção educativa e reflexão sobre a mesma - 40 %
- planos de ensino e discussão dos mesmos - 30 %