Norma e Desvio (Sintaxe e Semântica)
Código
04007393Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Saber analisar e descrever de maneira rigorosa enunciados que estejam conforme a norma e enunciados divergentes desta.
2. Reconhecer diferentes estruturas linguísticas.
3. Conhecer e aplicar as categorias e os conceitos necessários à análise linguística.
4. Desenvolver um conhecimento reflexivo sobre a língua.
5. Conhecer e utilizar regularmente os instrumentos de normalização linguística e outros instrumentos de apoio.
Programa
1. Conceitos preliminares: assessoria linguística, norma, variação, variantes, registos, desvio, comunidade linguística, normalização linguística, instrumentos de normalização, intuições linguísticas.
2. Elementos teórico-descritivos: a predicação (predicados e argumentos), as funções sintáticas, as estruturas de subordinação e as estruturas de coordenação, ambiguidade, dêixis, vagueza.
3. Principais áreas em análise: construções passivas, conjugação pronominal; referência indeterminada, estruturas relativas, concordâncias, coordenação, estruturas argumentais, cadeias referenciais
4. Outras áreas em análise: ambiguidade, negação, tempo, ordem de palavras, realização de constituintes e processos de citação.
5. Instrumentos de apoio: gramáticas, vocabulários, dicionários, prontuários, livros de estilo e outros instrumentos de normalização; verificadores ortográficos e gramaticais, conversores ortográficos, corpora e sítios.
Métodos de Ensino
A disciplina de Norma e Desvio (Sintaxe e Semântica) é teórico-prática. Tem uma importante componente teórica – que inclui a apresentação dos principais conceitos teóricos – e uma componente prática e de organização tutorial na qual os estudantes resolvem exercícios de descrição e análise linguística. Os estudantes são avaliados com base nos seguintes elementos:
Análise de quatro casos previamente distribuídos pela docente e subsequente apresentação em aula – 20%;
Trabalho de recolha e classificação de casos, e posterior apresentação em aula – 20%;
Trabalho final a realizar sob orientação da docente – 40% – e apresentação do mesmo em aula – 5%.
Participação em aula e cumprimento das tarefas indicadas para realizar em casa – 15%.
Bibliografia
Peres, J. A. e T. Móia (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.
Raposo, Eduardo P. et al. (2013). (Orgs) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Corpora
Corpus CETEMPúblico: http://www.linguateca.pt/cetempublico/acesso_CP_anotado.html
Vários corpora do Português: http://acdc.linguateca.pt/acesso/
Sítios da Internet
Porto Editora: http://www.infopedia.pt
FLiP Priberam: http://www.flip.pt/Modulos.aspx
Dicionários de Termos Linguísticos
Dicionário de Termos Linguísticos – Associação Portuguesa de Linguística
http://www.ait.pt/recursos/dic_term_ling/index2.htm
Dicionário de Termos Linguísticos – APL e ILTEC*
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=terminology
(*Versão online de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1990). Dicionário de Termos Linguísticos, APL e ILTEC, Vol. I,
Lisboa: Ed. Cosmos e de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1992). Dicionário de Termos Linguísticos, APL e
ILTEC, Vol. II, Lisboa: Ed. Cosmos).
Método de Avaliação
- Análise de quatro casos previamente distribuídos pela docente e subsequente apresentação em aula - 20 %
- Assiduidade e Participação - 15 %
- Trabalho de investigação - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45 %