Norma e Desvio (Organização Discursiva)

Código

04007445

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender a dimensão da organização discursiva.
2. Conhecer os tipos de estrutura temática e informacional.
3. Apresentar um discurso (oral e escrito) estruturado.
4. Interpretar e produzir diferentes géneros do discurso.

Programa

1. Reflexão teórica e crítica sobre os seguintes aspectos linguísticos da organização discursiva:
a) coesão;
b) conectividade conceptual (ou coerência);
c) estrutura temática e estrutura informacional.
2. Estudo do discurso oral e do discurso escrito, tendo em conta:
a) os mecanismos linguísticos e comunicacionais da estruturação do discurso oral;

b) a estruturação e funcionamento do discurso escrito.
3. Análise sincrónica e exemplificação de diferentes géneros de organização discursiva:
a) Comentário (jornalístico)
b) Dissertação
c) Relatório
d) Discurso Publicitário

Métodos de Ensino

A disciplina tem uma componente teórica e uma componente teórico-prática: a apresentação de conceitos e posicionamentos teóricos é sempre seguida da realização, em aula e em casa, de exercícios diversos.

Os estudantes são avaliados em cada aula com base na sua participação e trabalho realizado em casa (20%). Haverá uma prova escrita (determinando 50% da nota final) e um trabalho prático realizado em casa, mas apresentado em aula (que determina 30% da nota final).

Bibliografia

MATEUS, H. Mira e outras, Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição, Lisboa, Caminho, 2003.
MATEUS, Maria Helena Mira e NASCIMENTO, Fernanda Bacelar do (2005), A língua portuguesa em mudança, Lisboa, Caminho.
RAPOSO, Eduardo Paiva e outras (Orgs.) (2013). Gramática do Português. 2 volumes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
REI, J. Esteves (1995), Curso de Redacção – O Texto, Porto, Porto Editora.
SANTOS, Isabel Maria de Almeida (2006), Norma e codificação [Documento electrónico]: a produção linguísticogramatical portuguesa, Coimbra: [s. n.], 1 CD-ROM. - Dissertação de Doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas, apresentada à Universidade de Coimbra.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %