Multimédia

Código

01061381

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar as áreas de aplicação e as tecnologias que suportam as aplicações multimédia.

2. Conhecer e aplicar as principais técnicas de produção de conteúdos e desenvolvimento de projetos multimédia utilizando algumas das ferramentas mais utilizadas.

3. Conhecer os aspetos teóricos e adquirir competências práticas para explorar as potencialidades dos vários tipos de informação (texto, imagens, áudio e vídeo) que permitem a conceção e planeamento de projetos de sistemas e produtos multimédia com vista ao desenvolvimento de soluções de informação e comunicação.

4. Conhecer e aplicar as metodologias e técnicas para a preparação e publicação de conteúdos em ambiente Web.

5. Conhecer diferentes tecnologias aplicadas à comunicação digital e multimédia, bem como compreender a relevância da multimédia na contemporaneidade.

Programa

1. Introdução à Multimédia. Definição de multimédia digital. Contexto/Objetivos de aplicação. Aplicações multimédia. Produção multimédia.

2. Projeto multimédia. Etapas de um projeto multimédia. Projeto multimédia e a Internet.

3. Texto. Caraterísticas, natureza, representação. Edição de texto. Formatos dos ficheiros de texto. Hipertexto e hipermédia.

4. Imagem digital. Modelos de Cor Digital. Representação de Imagem Digital. Software de Produção e Edição. Formatos de Imagem Digital. Imagens e Internet. Gráficos vetoriais. Representação. Formatos. Fotografia digital.

5. Áudio digital. Representação computacional de áudio. Software de produção e edição. Formatos de áudio digital. Áudio e Internet

6. Animação e vídeo digital. Princípios básicos de animação. Representação computacional de vídeo. Software de edição de vídeo digital. Formatos de vídeo digital. Vídeo e Internet

7. Desenho e conceção para a Web. Desenho de Páginas Web. HTML. CSS.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas, é proporcionada a exposição dos conceitos acompanhada de exemplos. Estes conceitos são trabalhados nas aulas práticas, no desenvolvimento de pequenos projetos, em grupos de 3 elementos, proporcionando aos alunos a possibilidade de trabalharem de forma autónoma, mas supervisionada. A avaliação consiste num teste individual escrito (F) ou prova escrita de exame (E) e dois projetos em grupo (2- 3alunos) (P1 e P2) com entregas faseadas e dispersas no tempo. Na época de frequência, a classificação final é atribuída da seguinte forma: se (F>=8 e P1>=10 e P2>=10), então 0.3*F+0.3*P1+0.4*P2; senão, min(F,P1,P2). Na época de exame (normal, recurso e especial), se (E>=8 e P1>=10 e P2>=10) então 0.3*E+0.3 *P1+0.4*P2; senão, min(E,P1,P2).

Bibliografia

Tay Vaughan. Multimedia: Making It Work. Mc Graw Hill, 9th Edition, 2016. Nigel Chapman, Digital Multimedia, John Wiley, 2009. Dietel, P. J. & Dietel, H. M. Internet & World Wide Web - How to Program (Fourth Edition), U.S.: Deitel & Associates, Inc., 2011. Vic Costelo. Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Routledge; 2 edition, 2016 Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA, 2004.

Método de Avaliação

  • Frequência - 30 %
  • Projeto em Grupo P1 - 30 %
  • Projeto em Grupo P2 - 40 %