Marketing Estratégico

Código

01061392

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing e a sua função;
2) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing Estratégico;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas de Marketing;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
6) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.

Programa

  1. Introdução ao Marketing
  2. As empresas e o Marketing
  3. O ambiente de marketing
  4. Gestão da Informação de Marketing
  5. Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
  6. Mercados organizacionais e comportamento de compra organizacional
  7. A segmentação e o targeting
  8. O posicionamento e a diferenciação

Métodos de Ensino

A apresentação dos conteúdos programáticos será realizada com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de explanação, quer de trabalhos de investigação e síntese. Estas metodologias serão complementadas, numa perspectiva de aplicação e análise, com base no estudo de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.

Bibliografia

Bibliografia principal

  • Kotler, P., Armstrong, G. (2021) Principles of Marketing, 18th edition, Pearson
  • Outras referências apresentadas oportunamente durante as aulas.

Bibliografia complementar

  • Kotler, P., Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons
  • Lendrevie, J., LÉVY, J., DIONÍSIO, P., & RODRIGUES, V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa-Teoria e Prática do Marketing. D. Quixote.
  • Disponibilizada durante as aulas

Método de Avaliação