Atelier de Relações Públicas I

Código

01061407

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Consolidar conceitos fundamentais no âmbito das relações públicas.
- Aprofundar o conhecimento da prática de relações públicas considerando técnicas, instrumentos e planificação.
- Desenvolver conhecimento e capacidade para executar, em todas as suas etapas, um plano de comunicação.
- Compreender o papel do planeamento no âmbito da imagem e da identidade corporativas.
- Desenvolver a relação com os media.
- Dominar a aplicação de diferentes instrumentos e técnicas das relações públicas, como o comunicado de imprensa, o press kit, a conferência de imprensa, o clipping, o convite, a gestão de redes sociais, etc.
- Saber implementar táticas de relações públicas no contexto on-line, reforçando a ligação com os públicos internos e externos.

Programa

Pensamento estratégico e funções das RP

- O papel das RP no planeamento da comunicação institucional.

- Apresentação dos componentes de um plano de comunicação + Análises PEST/SWOT

 

Públicos, stakeholders e segmentação

- Identificação e caracterização dos públicos relevantes: alunos, professores, parceiros locais, imprensa.

- Alvos, objetivos, posicionamento e proposta de valor

 

Identidade e imagem institucional

- Discussão sobre a construção da identidade organizacional.

- Análise de discursos institucionais e imagens de marca

 

Redação institucional: comunicado de imprensa

- Estrutura e estilo do press release.

- Convite Institucional, Press Kit e Follow-up

 

Monitorização e avaliação das ações de comunicação

- Observação e Clipping

- Apresentação final dos projetos

Métodos de Ensino

Haverá sessões de índole mais expositiva e sessões com um caráter mais prático, dividindo-se a unidade curricular em a) sessões em que se explicitam conceitos operatórios no âmbito das relações públicas e b) sessões em que se põem em prática, sob a supervisão da docente, as diferentes técnicas de relações públicas ou em que se esclarecem dúvidas e se acompanha o progresso dos exercícios práticos.

Bibliografia

Castelo Branco, L. (2023). Comunicação Estratégica e Relações Públicas Digitais. Lisboa: Media XXI.

Leandro, A., Silva, S. (2024). A comunicação da responsabilidade social corporativa. Braga: CECS.

Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Covilhã: Livros LabCom.

Ruão, T. (2006). Marcas e Identidades – Guia da concepção e gestão das marcas comerciais. Porto: Campo das Letras.

Ruão, T., & Kunsch, M. (Eds.) (2014). Tendências da Comunicação Organizacional e Estratégica. Braga: CECS.

Gonçalves, G. (2012). A identidade e a imagem das relações públicas em Portugal. International Business and Economics Review.

Gregory, A. (2010). Planning and Managing a Public Relations Campaign: A Strategic Approach. Institute of Public Relations.

Hutchins, A. L., & Tindall, N. T. J. (2021). Public Relations and Online Engagement: Audiences, Fandom and Influencers. Routledge

Thurlow, A. (2019). Social Media, Organizational Identity and Public Relations. Routledge.

Método de Avaliação

    - Trabalho em grupo (plano de comunicação da Agência): 50%

    - Trabalho individual (dossiê de comunicação estratégica ou iniciação científica sob orientação): 30%

    - Participação nas aulas: 20%