Marketing Operacional

Código

01061429

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender as profundas alterações no comportamento do consumidor e em todas as atividades de marketing ocorridas nos últimos anos;
2) Conhecer os conceitos relevantes relacionados com as variáveis do marketing-mix;
3) Dominar o leque de decisões implícitas no planeamento das táticas de marketing;
4) Aplicar ferramentas analíticas de apoio à tomada de decisão e elaborar um plano de marketing;
5) Possuir as competências de pesquisa de mercado, preparação de projetos em grupo e comunicação oral.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

  1. Definição da estratégia para o produto
  2. Introdução de uma nova oferta no mercado
  3. Conceção e gestão do serviço
  4. Conceção de estratégias e programas de preço
  5. Conceção e gestão de canais de marketing
  6. Conceção e gestão da comunicação de marketing
  7. Gestão de intermediários e logística

Métodos de Ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Kotler, P., Armstrong, G. (2008) Principles of Marketing, Prentice-Hall:New York

Scott, David Meerman (2008) The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing and Online Media to Reach Buyers Directly, John Wiley and Sons.

Lovelock, Christopher H. (2007) Services Marketing, 6/E, Prentice-Hall:New York

Método de Avaliação