Publicidade

Código

01061435

Créditos ECTS

6

Objetivos

– Analisar as especificidades e dinâmicas discursivas da publicidade.
– Compreender a relação com os média e as características dos suportes publicitários.
– Demonstrar uma perspetiva crítica sobre a importância da publicidade na cultura contemporânea, considerando diferentes meios e tecnologias.
– Desenvolver competências criativas no planeamento e produção de uma campanha.

Programa

Fundamentos e Perspetivas Críticas

- História da publicidade e a sociedade de consumo

- Teorias críticas: estudos culturais, género, semiótica e retórica

 

Atores e Processos no Campo Publicitário

- Agências, clientes e media

- O briefing e o debriefing

- Alvos, objetivos, posicionamento e proposta de valor

 

Criatividade, Narrativa e Multiplataforma

- Storytelling, arquétipos e conceito criativo

- Planeamento de campanha: meios tradicionais e digitais

- A linguagem visual: cor, tipografia, simbologia Publicidade na Era Digital

 

Publicidade na era digital

- Marketing de conteúdo, branded content, product placement

- Influência, comunidades e engajamento

- Inteligência artificial e publicidade programática

 

Laboratório de Identidade Visual

- Construção do manual de identidade visual da agência experimental

- Apresentação final dos projetos

Métodos de Ensino

a) sessões em que se explicitam conceitos operatórios no publicidade;

b) sessões em que se põem em prática, com supervisão da docente, as diferentes técnicas e se acompanha o progresso dos exercícios práticos.

Bibliografia

Balonas, S. & Ferreira, I. (2024). A publicidade na era da hiperestimulação. UMinho Editora.

Pinto, A. G. (1997). Publicidade: um discurso de sedução. Porto Editora.

Ruão, T. (2006). Marcas e Identidades. Húmus.

Veríssimo, J. (2021). A Publicidade e os Cânones Retóricos. LabCom.

Moura, L. (2021). Conteúdo de Marca. Summus Editorial.

Rez, R. (2017). Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. DVS Editora.

Gabriel, M. (2010). Marketing na Era Digital. Novatec Editora.

Belch, G. E., & Belch, M. A. (2019). Advertising and Promotion. McGraw-Hill.

Baynast, A., & Lendrevie, J. (2014). Le Publicitor: Publicité online et offline. Dunod.

Labrecque, L., Patrick, V. M., & Milne, G. R. (2013). The Marketers' Prismatic Palette. Psychology & Marketing, 30(2), 187–202.

Método de Avaliação

    - Trabalho de grupo (Manual de IDV da Agência): 50%

    - Trabalho individual (resenha crítica, ensaio ou análise de campanha): 30%

    - Portefólio de atividades das aulas: 20%