Publicidade
Código
01061435Créditos ECTS
6Objetivos
– Analisar as especificidades e dinâmicas discursivas da publicidade.
– Compreender a relação com os média e as características dos suportes publicitários.
– Demonstrar uma perspetiva crítica sobre a importância da publicidade na cultura contemporânea, considerando diferentes meios e tecnologias.
– Desenvolver competências criativas no planeamento e produção de uma campanha.
Programa
1. Publicidade: enquadramento histórico
2. Perspetivas críticas da publicidade: teoria crítica do consumo, estudos culturais e de género
3. Anunciantes; destinatários; agências e profissões da comunicação
4. A estratégia criativa em publicidade e a construção da mensagem
4.1 Alvos, objetivos e níveis de comunicação
4.2 A linguagem da publicidade
4.3 Briefing e estratégia: o produto, o mercado, posicionamento e budget
4.4 Proposta criativa e planeamento de uma campanha
5. A relação com os media: características dos suportes publicitários
5.1 A Imprensa
5.2 A Rádio
5.3 A Televisão
5.4 Outdoors e muppies
5.5 Internet e novos meios
6. Regulamentação publicitária em Portugal
7. Planeamento, produção e difusão de uma campanha publicitária
Métodos de Ensino
A estratégia pedagógica consiste em aulas expositivas dialogadas, exercícios analíticos coletivos e debates baseados na bibliografia indicada e em materiais gráficos, audiovisuais e digitais. Visitas de estudo e encontros com profissionais da área poderão ser agendados.
Bibliografia
Balonas, S., Ferreira, I. (2024). A Publicidade na Era da Hiperestimulação. CECS, UMinho Editora.
Baynast, A. & Lendrevie, J. (2014). Le Publicitor – Publicité online & offline. Dunod.
Barthes, R. (1965). A mensagem publicitária. In A aventura semiológica. Edições 70, pp. 165-169.
Baudrillard, J. (1998). The Consumer Society: Myths & Structures. Sage.
Eisend, M., Muldrow, A. F., Rosengren, S. (2023). Diversity and inclusion in advertising research, International Journal of Advertising, pp. 52-59.
Quesenberry, K. (2018). Social Media Strategy: Marketing, Advertising, and Public Relations in the Consumer Revolution. Rowman & Littlefield Publishers.
Pinto, A. G. (1997). Publicidade: um discurso de sedução. Porto Editora.
Ruão, T. (2017). Marcas e Identidades - Guia da concepção e gestão das marcas comerciais. Húmus.
Volli, U. (2004). Semiótica da Publicidade. A criação do texto publicitário. Edições 70.
Wells, W., Burnett, J., Moriarty, S. (2003). Advertising – Principles & Pratice. Prentice Hall.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Frequência - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %