Publicidade
Código
01061435Créditos ECTS
6Objetivos
– Analisar as especificidades e dinâmicas discursivas da publicidade.
– Compreender a relação com os média e as características dos suportes publicitários.
– Demonstrar uma perspetiva crítica sobre a importância da publicidade na cultura contemporânea, considerando diferentes meios e tecnologias.
– Desenvolver competências criativas no planeamento e produção de uma campanha.
Programa
Fundamentos e Perspetivas Críticas
- História da publicidade e a sociedade de consumo
- Teorias críticas: estudos culturais, género, semiótica e retórica
Atores e Processos no Campo Publicitário
- Agências, clientes e media
- O briefing e o debriefing
- Alvos, objetivos, posicionamento e proposta de valor
Criatividade, Narrativa e Multiplataforma
- Storytelling, arquétipos e conceito criativo
- Planeamento de campanha: meios tradicionais e digitais
- A linguagem visual: cor, tipografia, simbologia Publicidade na Era Digital
Publicidade na era digital
- Marketing de conteúdo, branded content, product placement
- Influência, comunidades e engajamento
- Inteligência artificial e publicidade programática
Laboratório de Identidade Visual
- Construção do manual de identidade visual da agência experimental
- Apresentação final dos projetos
Métodos de Ensino
a) sessões em que se explicitam conceitos operatórios no publicidade;
b) sessões em que se põem em prática, com supervisão da docente, as diferentes técnicas e se acompanha o progresso dos exercícios práticos.
Bibliografia
Balonas, S. & Ferreira, I. (2024). A publicidade na era da hiperestimulação. UMinho Editora.
Pinto, A. G. (1997). Publicidade: um discurso de sedução. Porto Editora.
Ruão, T. (2006). Marcas e Identidades. Húmus.
Veríssimo, J. (2021). A Publicidade e os Cânones Retóricos. LabCom.
Moura, L. (2021). Conteúdo de Marca. Summus Editorial.
Rez, R. (2017). Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. DVS Editora.
Gabriel, M. (2010). Marketing na Era Digital. Novatec Editora.
Belch, G. E., & Belch, M. A. (2019). Advertising and Promotion. McGraw-Hill.
Baynast, A., & Lendrevie, J. (2014). Le Publicitor: Publicité online et offline. Dunod.
Labrecque, L., Patrick, V. M., & Milne, G. R. (2013). The Marketers' Prismatic Palette. Psychology & Marketing, 30(2), 187–202.
Método de Avaliação
- Trabalho de grupo (Manual de IDV da Agência): 50%
- Trabalho individual (resenha crítica, ensaio ou análise de campanha): 30%
- Portefólio de atividades das aulas: 20%
