Média, Jornalismo e Assessoria

Código

01061446

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Refletir sobre o poder e a influência dos media na sociedade contemporânea.

- Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.

- Adquirir conceitos teóricos que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.

- Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e da web.

- Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.

- Conhecer o atual panorama dos media em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.

- Analisar a prática jornalística de acordo com o Código Deontológico da profissão e a responsabilidade social dos media.

- Desenvolver competências na área da assessoria de imprensa e da relação com os media.

Programa

1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias

1.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper

1.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida

1.3 Os géneros jornalísticos

1.4 Fontes de informação

1.5 Os órgãos reguladores dos media

 

2. Media e sociedade.

2.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade

2.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública

2.3 A concentração empresarial. O caso português

 

3. Imprensa

3.1 Evolução da imprensa

3.2 Industrialização e democratização

3.3 A imprensa em Portugal

 

4. Rádio

4.1 O desenvolvimento da rádio

4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico

4.3 A rádio em Portugal

 

5. Televisão

5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público

5.2 Características específicas do jornalismo televisivo

5.3 A televisão em Portugal. Do monopólio do Estado à privatização

 

5. Webjornalismo

5.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução

5.2 Jornalismo e redes sociais

5.3 Jornalismo e dispositivos móveis

5.4 Fake-news e desinformação

 

6. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.

Métodos de Ensino

Na disciplina de Media, Jornalismo e Assessoria procura-se estimular a reflexão sobre o papel dos media na sociedade contemporânea. Os estudantes contactam com conceitos específicos na área do jornalismo e da assessoria, que são depois aplicados na prática, em análise de conteúdos informativos de diferentes meios de comunicação social. As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva e uma parte prática em que se incentiva a realização de exercícios e o debate.

Bibliografia

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Método de Avaliação