Média, Jornalismo e Assessoria
Código
01061446Créditos ECTS
6Objetivos
- Refletir sobre o poder e a influência dos media na sociedade contemporânea.
- Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.
- Adquirir conceitos teóricos que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.
- Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e da web.
- Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.
- Conhecer o atual panorama dos media em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.
- Analisar a prática jornalística de acordo com o Código Deontológico da profissão e a responsabilidade social dos media.
- Desenvolver competências na área da assessoria de imprensa e da relação com os media.
Programa
1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias
1.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper
1.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida
1.3 Os géneros jornalísticos
1.4 Fontes de informação
1.5 Os órgãos reguladores dos media
2. Media e sociedade.
2.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade
2.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública
2.3 A concentração empresarial. O caso português
3. Imprensa
3.1 Evolução da imprensa
3.2 Industrialização e democratização
3.3 A imprensa em Portugal
4. Rádio
4.1 O desenvolvimento da rádio
4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico
4.3 A rádio em Portugal
5. Televisão
5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público
5.2 Características específicas do jornalismo televisivo
5.3 A televisão em Portugal. Do monopólio do Estado à privatização
5. Webjornalismo
5.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução
5.2 Jornalismo e redes sociais
5.3 Jornalismo e dispositivos móveis
5.4 Fake-news e desinformação
6. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.
Métodos de Ensino
Na disciplina de Media, Jornalismo e Assessoria procura-se estimular a reflexão sobre o papel dos media na sociedade contemporânea. Os estudantes contactam com conceitos específicos na área do jornalismo e da assessoria, que são depois aplicados na prática, em análise de conteúdos informativos de diferentes meios de comunicação social. As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva e uma parte prática em que se incentiva a realização de exercícios e o debate.
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