Cultura Digital e Novos Média
Código
01061460Créditos ECTS
6Objetivos
No final desta UC o estudante deve ser capaz de interpretar e relacionar informação sobre a comunicação em rede, os novos meios, as novas linguagens e os dispositivos móveis, articulando conceitos e leituras que lhe permitam compreender a cultura digital, no seu domínio comunicacional, tecnológico e social. O estudante deve ainda ser capaz de organizar e planear o trabalho individualmente e/ou em grupo no âmbito da UC; desenvolver investigação a partir de diferentes fontes; comunicar de forma oral e escrita de acordo com os conhecimentos adquiridos; e demonstrar uma perspetiva crítica sobre o uso dos media na cultura contemporânea, considerando diferentes suportes e tecnologias numa perspetiva comunicacional.
Programa
1. Introdução à cultura digital
2. Comunicação em rede
3. Nativos digitais
4. Cultura da convergência
5. Imersão e simulação: realidade virtual e realidade aumentada
6. Narrativas transmedia
7. Ubiquidade do ecrã
8. Dispositivos móveis e a redefinição de espaço/tempo e de público/privado
9. Meios alternativos, netativismo e ações colaborativas em rede
10. Novos media e literacia digital
11. Desafios da Inteligência Artificial
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas com recurso a diferentes materiais bibliográficos e multimédia. Os estudantes são incentivados a desenvolver exercícios, individualmente ou em grupo, a partir da matéria lecionada, privilegiando o debate e o sentido crítico.
Bibliografia
Andrade. D. Q. (2023). Algoritmos – Uma revolução em curso. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Bauman, Z. (2014). Vigilância líquida. Diálogos com David Lyon. Zahar.
Canavilhas, J.; Rodrigues, C.; Giacomelli, F. (2024). Inteligência Artificial e Jornalismo Móvel: Contextos, Tendências, Práticas e Perspectivas. Portugal: LabCom.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet. Fundação Calouste Gulbenkian.
Espanha, R., Lapa, T. (2019, Orgs.). Literacia dos novos media. Mundos Sociais.
Innerarity, D. et al (2023). Inteligência artificial e cultura. Do medo à descoberta. Gradiva.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. New York University Press.
Lévy, P. (1997). Cibercultura. Instituto Piaget.
Kissinger, H. A., Schmidt, E., Huttenlocher, D. (2021). A era da inteligência artificial. Dom Quixote.
Manovich, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press.
Oliveira, A. (2023). Uma nova era. Disponível em: https://bityli.com/DX1jG
Palfrey, J., Gasser, U. (2008). Born digital - understanding the first generation of digital natives. Perseus.
Martinho, T.D., Lopes, J.T., Garcia, J.L. (2016). Cultura e digital em Portugal. Edições Afrontamento.
Pires, H., Curado, M., Ribeiro, F., Andrade, P. (2017). Cibercultura. Circum-Navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, Arquivos e Pensamento. Edições Húmus.
Rodrigues, C., Correia, M.L. (2022). Littératie(s) Médiatique(s): aspects et tendances de l’éducation aux médias au Portugal. In Corroy, L. (Ed.). Éducation aux médias en Europe. Histoire, enjeux et perspectives (pp. 121-145). Paris, France: L’Harmattan.
Turkle, S. (2013). Alone Together. Why we expect more from technology and less from each other. The Perseus Books Group.