Literatura e Literacia Crítica

Código

02015484

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

 

 Conteúdos programáticos:

  1. A literatura, a ficcionalização da realidade e questionamento do mundo. Literatura e comunicação.
  2. Literário vs. não-literário. Leitura e interpretação do texto literário. Texto e contexto.  A constituição do cânone literário.
  3. Os significados do texto. A construção do sentido. A língua literária como «plenitude funcional da língua» (Coseriu). Estudos literários, linguística e ensino.
  4. Correntes da crítica literária contemporânea.
  5. Novos caminhos da retórica literária e da estilística.
  6. A emergência do conceito de literacia. Práticas consagradas sob nova perspetiva teórica?
  7. Pensamento crítico e literacia.

Objetivos de aprendizagem

  1. Reconhecer e aplicar com rigor instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos adequados ao estudo do objeto literário;
  2. Desenvolver um estilo discursivo que demonstre rigor intelectual e pensamento crítico;
  3. Integrar a literatura no mundo da vida individual e social;
  4. Ampliar conhecimentos literários (obras, autores, teoria e história literária) e de cultura literária, integrando-os na cultura geral;
  5. Perspetivar os textos na sua época e circunstâncias;
  6. Descentrar-se e valorizar a alteridade, pelo confronto com perspetivas de mundo e épocas diferentes;
  7. Aperceber-se da riqueza de possibilidades de significação oferecidas pelo código literário;
  8. Aprofundar competências de leitura crítica e de análise literária.

 

Métodos de Ensino

 

Aulas teóricas e teórico-práticas, de acordo com o estabelecido no plano de estudos. Na exposição de temas alia-se a análise e o comentário de documentação e de textos críticos.

Bibliografia

 

Bertens, Hans (2014) – “Posthumanism, ecocriticism, and animal studies”, in Literary Theory. The Basics. 3.ª ed., Nova Iorque: Routledge. pp.213-232.

Bertens, Hans (2014) – “Sexuality, literature, and culture”, in Literary Theory. The Basics. 3.ª ed., Nova Iorque: Routledge. pp.195-212.

Bloom, Harold (1994) Western Canon, Nova Iorque, San Diego, Londres, Harcourt Brace & Company.

Brandão, Raúl – As Ilhas Desconhecidas: Notas e Paisagens. 2.ª ed. Ponta Delgada: Artes e Letras, 2018.

Ceia, Carlos– A literatura ensina-se? Estudos de teoria literária. 2ª ed., Lisboa: Edições Colibri, 1999

Compagnon, Antoine – Le Démon de la Théorie. Littérature et sens commun. Paris, Seuil, 1998

Eagleton, Terry – How to Read Literature. New Haven e Londres: Yale University Press, 2013 (trad. port: Como Ler Literatura. Lisboa, Edições 70, 2021).

Even-Zohar, Itamar. 2000. “The position of Translated Literature Within the Literary Polysystem”, in Venuti, Lawrence (ed.), The Translation Studies Reader. Nova Iorque: Routledge, pp. 192-198.

Guillory, John (1993) Cultural capital. The problem of literary canon formation. Chicago. University of Chicago Press.

Hirsch Jr., E.D. (1967) – Validity in interpretation. New Haven e Londres: Yale University Press.

Luke, Alan (2014) – “Defining Critical Literacy”, Moving Critical Literacies Forward, Pandya, Jessica Zacher, Ávila, JuliAnna (E.D.) Nova Iorque: Routledge, pp.19-31.

Nayar, Pradmod K.  – “Postcolonial Theory”, in Contemporary Literary and Cultural Theory. From Structuralism to Ecocriticism. Dehli, Chennai, Chandigarh: Pearson, 2010.

Pandya, Jessica Zacher et.al. (E.D.) –  The Handbook of Critical Literacies, Nova Iorque: Routledge, 2022.

Reis, Carlos – O Conhecimento da Literatura. 2ª ed. (reimp.), Coimbra, Almedina, 2015.

Silva, Vítor Aguiar e – Colheita de Inverno. Ensaios de Teoria e Crítica Literárias. Coimbra, Almedina, 2020.

Silva, Vítor Aguiar e – Teoria da Literatura. 8ª ed. (reimp.), Coimbra, Almedina, 2021. 

 

NB: Outra bibliografia será oportunamente indicada.

Método de Avaliação