Conceção de Recursos Educativos em Línguas

Código

02015520

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Objetivos

1. Articular saberes didáticos e de conteúdo na seleção, conceção e gestão de recursos educativos para o Ensino das Línguas

2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em Línguas

3. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação ao Ensino das Línguas

4. Mobilizar conhecimentos sobre critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos orientados para promover o conhecimento linguístico e competências comunicacionais orais e escritas.

 

Conteúdos programáticos

1. Educação escolar e comunicação pedagógica:

1.1. Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.

1.2 Comunicação multimédia.

2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.

3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino e na aprendizagem das línguas:

3.1 Imprensa escrita.

3.2 Recursos áudio, imagem e vídeo.

3.3  Livros, e-books, flipbooks.

3.4 Guiões e fichas de leitura.

3.5 Cartazes e posters.

3.6 Jogos pedagógicos, Quiz online, Webquests.

3.7 Aplicações informáticas específicas, websites, plataformas digitais e redes sociais.

4. Seleção e construção/produção de recursos educativos para o ensino das Línguas no ensino de Português e Inglês (no 2.º Ciclo do Ensino Básico; no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

Métodos de Ensino

Privilegia-se a análise, experimentação e discussão de recursos educativos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para seleção, construção e gestão de recursos adequados para o ensino das línguas (no 2.º Ciclo do Ensino Básico; no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

A plataforma moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.

Bibliografia

Harwood, N. (2010). English language Teaching Materials. Theory and Practice. NY: Cambridge University Press.

Tavares, C. F. & Barbeiro, L. F. (2011). As Implicações das TIC no Ensino da Língua. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Klumpp, C. F. B. et al. (2020). A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios. Curitiba: Editora Bagai.

Machado, A. B. (Org.). (2021) Educação, Recursos Didáticos, Cotidiano Escolar e Pesquisas: Processos e aprendizagem. Curitiba: Bagai.

Policarpo, K. & Bergmann, J. C. F. (2021). Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Texto Livre - Linguagem e Tecnologia, v.14, n.3, 1-13. Belo Horizonte.

Tadesco, A. L. & Lacerda, T.E. (2020) Educação Digital e Práticas Pedagógicas. Curitiba: Bagai.

Romanowski, J. P., Wunsch, L. P. & Mendes A. A.P. (2020). Educação e Tecnologias: Desafios dos Cenários de Aprendizagem. Curitiba: Bagai.

Método de Avaliação