Conceção de Recursos Educativos em Línguas
Código
02015520Créditos ECTS
6Objetivos
Informação disponível em breve.
Programa
Objetivos
1. Articular saberes didáticos e de conteúdo na seleção, conceção e gestão de recursos educativos para o Ensino das Línguas
2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em Línguas
3. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação ao Ensino das Línguas
4. Mobilizar conhecimentos sobre critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos orientados para promover o conhecimento linguístico e competências comunicacionais orais e escritas.
Conteúdos programáticos
1. Educação escolar e comunicação pedagógica:
1.1. Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.
1.2 Comunicação multimédia.
2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.
3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino e na aprendizagem das línguas:
3.1 Imprensa escrita.
3.2 Recursos áudio, imagem e vídeo.
3.3 Livros, e-books, flipbooks.
3.4 Guiões e fichas de leitura.
3.5 Cartazes e posters.
3.6 Jogos pedagógicos, Quiz online, Webquests.
3.7 Aplicações informáticas específicas, websites, plataformas digitais e redes sociais.
4. Seleção e construção/produção de recursos educativos para o ensino das Línguas no ensino de Português e Inglês (no 2.º Ciclo do Ensino Básico; no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).
Métodos de Ensino
Privilegia-se a análise, experimentação e discussão de recursos educativos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para seleção, construção e gestão de recursos adequados para o ensino das línguas (no 2.º Ciclo do Ensino Básico; no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)
A plataforma moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.
Bibliografia
Harwood, N. (2010). English language Teaching Materials. Theory and Practice. NY: Cambridge University Press.
Tavares, C. F. & Barbeiro, L. F. (2011). As Implicações das TIC no Ensino da Língua. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Klumpp, C. F. B. et al. (2020). A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios. Curitiba: Editora Bagai.
Machado, A. B. (Org.). (2021) Educação, Recursos Didáticos, Cotidiano Escolar e Pesquisas: Processos e aprendizagem. Curitiba: Bagai.
Policarpo, K. & Bergmann, J. C. F. (2021). Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Texto Livre - Linguagem e Tecnologia, v.14, n.3, 1-13. Belo Horizonte.
Tadesco, A. L. & Lacerda, T.E. (2020) Educação Digital e Práticas Pedagógicas. Curitiba: Bagai.
Romanowski, J. P., Wunsch, L. P. & Mendes A. A.P. (2020). Educação e Tecnologias: Desafios dos Cenários de Aprendizagem. Curitiba: Bagai.