Formação de Leitores

Código

02015586

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Conteúdos programáticos

 

1. A leitura

1.1 Conceito e níveis de entendimento.

1.2 Produção, circulação e receção dos textos.

1.3 Leitura e materialidade (suporte, formatos, processos de escrita e ilustração, elementos paratextuais e contextuais).

1.4 Contextos comunicativos da escrita/leitura.

1.5 A leitura como meio de acesso crítico a informação e à consciência do ‘outro’.

1.6 A leitura como documento da história e da cultura do ser humano.

 

2. A leitura Literária

2.1 Estratégias de motivação para a leitura e para a formação de leitores literários.

2.2 Formas e estratégias discursivas das obras literárias e efeitos nos diferentes leitores.

2.3 Interação entre as competências comunicativa, leitora e digital.

2.4 Panorâmica de obras literárias juvenis para um percurso de formação de leitores.

Métodos de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática, no sentido de serem os estudantes a tirarem conclusões sobre os diferentes tipos de leitura e de estratégias de promoção da leitura, prevendo-se que, a partir da ilustração de algumas estratégias, eles possam sugerir e criar outras, ganhando, assim, capacidade de atuação autónoma. Assim, os conteúdos mais teóricos alternarão com a experimentação de recursos e estratégias de leitura.

Bibliografia

Azevedo, Fernando. 2014. “Em busca de um compromisso com a leitura e a literatura”, Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às práticas, Portugal: Lulu Press, 57-75. [https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/32676]

Azevedo, Fernando. 2014. “Literatura infantil e juvenil, leitores e competência literária”, Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às práticas, Portugal: Lulu Press, 33-56. [https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/33815/1/cap3%20Livro_Boas_Pr%C3%A1ticas.pdf]

Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Bastos, Glória. 2015. “Web 2.0: Literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas”, Caderno Seminal Digital, ano 21, nº 23, v. 1 (Jan-Jun/2015) [http://hdl.handle.net/10174/17102]

Ballester, J. & Ibarra, N. 2016. “La Educación Lectora, Literaria y el Libro en la Era Digital”, Revista Chilena de Literatura, 94, 147-171.

PISA – Programme for International Student Assessment. Results from PISA 2018 – Portugal [https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_VolIV_PRTcountrynote.pdf]

Reddan, Bronwyn. 2022. “Social Reading Cultures on BookTube, Bookstagram, and BookTok”, Synergy, 20 (1). [http://slav.vic.edu.au/index.php/Synergy/article/view/597]

Método de Avaliação