Relatório de Estágio

Código

02015610

Créditos ECTS

6

Objetivos

a. Analisar e refletir, de forma crítica e fundamentada, sobre os processos educativos e as próprias práticas, tendo em vista a qualidade e o sucesso educativos.
b. Identificar e delimitar situações problemáticas emergentes da observação e intervenção pedagógica no âmbito das várias unidades curriculares de estágio que integram oplano de estudos.
c. Mobilizar e articular conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos na procura de soluções para o(s) problema(s) identificado(s).
d. Aprofundar o conhecimento da literatura científica relevante, relacionando-a entre si e com a prática educativa, demonstrando iniciativa, autonomia, preocupações éticas ecapacidade de pesquisa e de seleção, tratamento e análise de informação.
e. Aprofundar a capacidade de síntese, bem como a clareza, correção, coerência e coesão discursivas, tanto ao nível escrito como oral.

Programa

Objetivos de Aprendizagem:

a.  Analisar e refletir, de forma crítica e fundamentada, sobre os processos educativos e as próprias práticas, tendo em vista a qualidade e o sucesso educativos.

b. Identificar e delimitar situações problemáticas emergentes da observação e intervenção pedagógica no âmbito das várias unidades curriculares de estágio que integram o plano de estudos.

c. Mobilizar e articular conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos na procura de soluções para o(s) problema(s) identificado(s).

d. Aprofundar o conhecimento da literatura científica relevante, relacionando-a entre si e com a prática educativa, demonstrando iniciativa, autonomia, preocupações éticas e capacidade de pesquisa e de seleção, tratamento e análise de informação.

e.  Aprofundar a capacidade de síntese, bem como a clareza, correção, coerência e coesão discursivas, tanto ao nível escrito como oral.

 

Conteúdos programáticos:

Os conteúdos programáticos variarão de relatório para relatório em face do tema, dos objetivos específicos de trabalho e investigação, bem como dos problemas e especificidades decorrentes dos contextos de estágio específicos.

Métodos de Ensino

Esta UC assenta fundamentalmente em momentos de orientação tutorial individual dos mestrandos ao longo ao longo das várias etapas do processo, por forma a permitir uma sistematização e reflexão mais aprofundada de questões diretamente relacionadas com cada um dos relatórios em decurso (conceção do projeto de relatório, pesquisa e seleção bibliográfica, conceção de dispositivos de recolha e análise dos dados e elaboração do relatório).

Bibliografia

A bibliografia será selecionada de acordo com os temas e problemas específicos abordados no relatório de cada estudante, compreendendo bibliografia de âmbito educacional e pedagógico-didático no que respeita em particular ao ensino da informática, os documentos legais e curriculares que enquadram cada nível educativo em que os estudantes irão intervir, e a aprendizagem das TIC em contexto escolar, bem como sobre metodologias de investigação.

Método de Avaliação