Didática da História I

Código

02015657

Créditos ECTS

6

Objetivos

  1. Tomar consciência do papel formativo da História.
  2. Conhecer e analisar os documentos curriculares que orientam o ensino-aprendizagem da História.
  3. Ser capaz de planificar a longo, médio ou curto prazo.
  4. Adquirir o domínio de estratégias diversificadas e adaptadas às necessidades dos alunos.
  5. Adquirir competências de avaliação tanto ao nível formativo como sumativo.

Programa

1. Da História ao ensino-aprendizagem da História; a dimensão formativa da História: saberes, competências e valores; tempo, espaço, contexto, compreensão e narrativa.

2. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem da História; a História no currículo nacional; conteúdos programáticos e aprendizagens essenciais.

3. A planificação no ensino-aprendizagem da História: das planificações anuais à planificação das aulas.

4. Estratégias e atividades no ensino-aprendizagem da História: exposição; diálogo; organização de debates; trabalho em pequeno grupo ou em pares; aula-oficina; o trabalho de projeto; o uso do manual; utilização de fontes históricas; a aprendizagem dos conceitos em História; visitas de estudo.

5. A avaliação no ensino-aprendizagem da História; instrumentos e critérios de avaliação; produtos e processos; objetividade e subjetividade.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será organizada tendo como referência as ideias de seminário ou de aula-oficina. A exposição por parte do professor será limitada a momentos muito precisos, de introdução ou de conclusão de um tema. Valorizaremos o trabalho dos alunos, individualmente ou em pequeno grupo, a análise de documentos ou de situações problemáticas, a reflexão coletiva e o debate, a elaboração de produtos concretos, as simulações de aula, a presença de convidados, a realização de visitas e o contacto com a investigação produzida, entre outras estratégias. A plataforma Moodle da disciplina será um recurso importante, simultaneamente como repositório de materiais e espaço de comunicação e de interação.

Bibliografia

Almeida, M. et al. (Org.) (2012). Qual o valor da História Hoje? Editora FGV.

Alves, L. A. M. (Coord.) (2018). Cruzar Fronteiras sobre o Ensino de História: II Oficinas Luso-Afro-Brasileiras. CITCEM.

Bittencourt, C. M. F. (2008). Ensino de História: fundamentos e métodos (2ª ed.). Cortez Editora.

Bittencourt, C. (Ed.) (2006). O saber histórico na sala de aula. Editora Contexto.

Chaffer, J., & Taylor, L. (1984). A História e o professor de História. Livros Horizonte.

Davies, P. (2001). Enlivening secondary History: 40 practical classroom activities. Routledge Falmer.

Felgueiras, M. L. (1994). Pensar a História, repensar o seu ensino: A disciplina de História no 3º Ciclo do Ensino Básico: Alguns Princípios Orientadores da Metodologia de Ensino. Porto Editora.

Félix, N. (1998). A História na Educação Básica. Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica.

Félix, N., & Roldão, M. C. (1996). Dimensões formativas de disciplinas do ensino básico: História. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Furay, C., & Salevouris, M. J.(2000). The methods and skills of History: A practical guide (2nd ed.). Harlan Davidson.

Herrero Fabregat, C., & Herrero Fabregat, M. (1991). Como preparar uma aula de História. Edições Asa.

Karnal, L. (Org.) (2009). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Editorial Contexto.

Monteiro, M. C. (2001). Didática da História: teorização e prática: Algumas reflexões. Plátano Editora.

Monteiro, M. C. (2003). O Ensino da História numa escola em transformação. Plátano Editora.

Pinsky, C. B. (Org.) (2009). Novos temas nas aulas de história. Editora Contexto.

Prats, J. (2011). Didáctica de la geografía y la historia. Madrid:  Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.

Prats, J. (2001). Enseñar Historia: Notas para una didáctica renovadora. Junta de Extremadura, Dirección General de Ordenación, Renovación y Centros.

Proença, M. C. (1992). Didáctica da História. Universidade Aberta.

Proença, M. C. (1990). Ensinar/aprender História: Questões de didáctica aplicada. Livros Horizonte.

Roldão, M. C. (1987). Gostar de História: Um desafio pedagógico. Texto Editora.

Método de Avaliação

  • A elaboração de um portfólio - 60 %
  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Produto final do portfolio - 20 %