Problemáticas da História Moderna e Contemporânea
Código
02015679Créditos ECTS
6Objetivos
a) Compreendam os conceitos de História Moderna e Contemporânea no quadro da evolução da Humanidade;
b) Apreendam as estruturas globais modernas e contemporâneas no espaço e no tempo;
c) Desenvolvam competências que permitam interpretar melhor a realidade atual no quadro da dinâmica histórica estudada;
d) Identifiquem e questionem as sucessivas transformações ocorridas na ordem mundial e o conceito de globalização e de história global.
Programa
1. O Espaço europeu: o conceito e a realidade geográfica
2. Os homens:
2.1. Os desafios da demografia
2.2. Os efeitos demográficos nas estruturas social e familiar ao longo das Idades Moderna e Contemporânea
2.3. O envelhecimento na Europa: entre a saúde e a doença
3. A Economia europeia: os modelos e as práticas socioeconómicas numa Europa em diferentes ritmos
3.1. Os conflitos militares e o seu contributo económico
3.2. As evoluções dos setores primário, secundário e terciário
3.3. Os desafios das economias verde e azul
4. Guerra e Paz
4.1. Os imperialismos
4.2. Democracias e Totalitarismos
5. Os Europeus e os Outros
5.1. A dinâmicas das migrações interculturais
5.2. A interação sócio-cultural e as ferramentas comunicacionais: do livro impresso às redes sociais
Métodos de Ensino
O ensino será centrado na aprendizagem dos alunos como agentes ativos da sua formação. Considerando que estamos perante um 2º Ciclo de formação, é desejável que os futuros professores consolidem a sua capacidade de intervenção e sejam os principais atores da aprendizagem. Neste entendimento, cada tema programático terá duas questões-chave, às quais os alunos deverão responder por via de diferentes mecanismos de aprendizagem. A avaliação será formativa, implementando-se a realização de múltiplos trabalhos, que devem ir desde a definição de conceitos, exploração de textos e de material audiovisual, debates e apresentações, tudo isto para desenvolver nos discentes as capacidades críticas quer por via da escrita, quer por via da oralidade, incentivando-se, de igual modo, o processo de maturação entre a síntese e o desenvolvimento.
Bibliografia
Aróstegui, J., Saborido, J., El tiempo presente: un mundo globalmente desordenado. B. Aires: U. B. Aires, 2005.
Bretherton, C. & J. Vogler, The European Union as a Global Actor,2nd ed., London, New York: Routledge, 2006.
Dufour,J. L. Un siècle de crises internationales – De Pékin (1900) au Caucase (2008).
Éd. A. Versaille, 2009.
Ferreira,Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v.94, nº 3, p.111-124, maio/jun., 2000.
Friedman,G., Focos de tensão. Os choques geopolíticos que ameaçam o futuro da Europa. Alfragide: Dom Quixote, 2015
Giddens,Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
Sachsenmaier, D., Global perspectives on Global History. Cambridge University Press, 2011.
Torgal, Luís Reis, "Fazer História Contemporânea", Estudos do Século XX, Universidade de Coimbra, 2011, nº 11.
Woff, Simone,"A problemática da história no debate "modernidade versus pósmodernidade": os impactos sobre as noções de fragmentação e globalização, Mediações
- Revista de Ciências Sociais, 1997, nº 2.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n1p9
Método de Avaliação
- Apresentações orais individuais - 20 %
- Fichas de Leitura - 20 %
- Participação em Debates - 20 %
- Trabalho de síntese - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %