Conceção de Recursos Educativos em História

Código

02015685

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Articular saberes didáticos e de conteúdo para a seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.
2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em História.
3. Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.
4. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;
5. Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de História, adequados a contextos e públicos diversificados.

Programa

Objetivos

1. Articular saberes didáticos e de conteúdo para a seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.

2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em História.

3. Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.

4. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;

5. Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de História, adequados a contextos e públicos diversificados.

 

Conteúdos programáticos

1. Educação escolar e comunicação pedagógica:

1.1. Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.

1.2. Comunicação na era digital.

2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.

3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino a na aprendizagem de História:

3.1. Fontes documentais.

3.2. Imprensa escrita.

3.3. Áudio, imagem e vídeo.

3.4. Livros, e-books, flipbooks, manuais escolares.

3.5. Guiões e fichas de leitura.

3.6. Cartazes e posters.

3.7. Jogos pedagógicos, quiz online, webquests.

3.9. Aplicações informáticas especificas, websites, plataformas digitais e redes sociais.

4. Seleção e construção de recursos educativos para o ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (planificação/fundamentação, construção, testagem e avaliação/reflexão).

Métodos de Ensino

Privilegia-se a observação, análise, experimentação e discussão de recursos educativos diversos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências para seleção, construção e gestão de materiais educativos, adequados a situações educativas e a públicos diversificados.

A plataforma moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.

Bibliografia

Arede, I. P. (2017). Os recursos didáticos no Ensino da História: um estudo de caso. Relatório Prática de Ensino Supervisionada. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Klumpp, C. F. B. et al. (2020). A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios.
Curitiba: Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-89499-40-4.16.03.2
Carvalho, C. D. (2016). Práticas pedagógicas no ensino da história e da geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: reflexão sobre o potencial dos materiais pedagógicos.
Relatório de Estágio. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Machado, A. B. (Org.). (2021). Educação, Recursos Didáticos, Cotidiano Escolar e Pesquisas: Processos e aprendizagem. Curitiba: Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-89499-41-1.16.03.21
Romanowski, J. P., Wunsch, L. P. & Mendes A.A.P. (2020). Educação e Tecnologias: Desafios dos Cenários de Aprendizagem. Curitiba: Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-87204-67-3.30.10.20

Método de Avaliação