Estágio em Ensino da História

Código

02015700

Créditos ECTS

36

Objetivos

1. Mobilizar, de forma articulada, conhecimentos científicos no âmbito da História e do Ensino da História, demonstrando iniciativa e capacidade de tomar decisões informadas e refletidas em termos de intervenção e investigação;
2. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e ajustadas aos contextos, alunos e escolas, procurando valorizar dinâmicas de projeto;
3. Desenvolver o currículo inerente ao próprio projeto formativo, procedendo a reajustamentos, de modo a assegurar a consecução de aprendizagens pelos alunos, e respeitando princípios éticos e deontológicos;
4. Promover processos de trabalho colaborativo, quer com a comunidade escolar, quer com a comunidade educativa alargada;
5. Analisar criticamente a ação pedagógica desenvolvida ou observada, sendo capaz de a enquadrar nos respetivos contextos escolares e condições sociais e a conectar com conhecimentos adquiridos, histórias de vida e processos relacionais, facilitando a estruturação da identidade profissional.

Programa

 

Objetivos

  1. Mobilizar, de forma articulada, conhecimentos científicos no âmbito da História e do Ensino da História, demonstrando iniciativa e capacidade de tomar decisões informadas e refletidas em termos de intervenção e investigação.
  2. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e ajustadas aos contextos, alunos e escolas, procurando valorizar dinâmicas de projeto.
  3. Desenvolver o currículo inerente ao próprio projeto formativo, procedendo a reajustamentos, de modo a assegurar a consecução de aprendizagens pelos alunos, e respeitando princípios éticos e deontológicos.
  4. Promover processos de trabalho colaborativo, quer com a comunidade escolar, quer com a comunidade educativa alargada.
  5. Analisar criticamente a ação pedagógica desenvolvida ou observada, sendo capaz de a enquadrar nos respetivos contextos escolares e condições sociais e a conectar com conhecimentos adquiridos, histórias de vida e processos relacionais, facilitando a estruturação da identidade profissional.

Conteúdos

  1. Planificação da lecionação em História (teorias e modelos curriculares, capacidades e competências, prioridades educativas, documentos norteadores, conteúdos e conceitos, componentes curriculares e sua articulação).
  2. Ação educativa em contexto, refletindo o desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais (aprendizagens valorizadas na ação, conteúdos veiculados, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações, avaliação e relações com outros intervenientes educativos).
  3. Avaliação da ação desenvolvida (critérios, instrumentos, conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão na e sobre a ação).
  4. Atividades educativas pautadas por princípios e processos da investigação educacional.

Métodos de Ensino

Refira-se a imersão, observação e intervenção educativa em contextos reais, em sintonia com os currículos oficiais e respeitando o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Acresce a reflexão sobre a intervenção havida, deduzindo-se reajustamentos aos processos. A classificação dos estudantes decorre dos seus desempenhos em termos da planificação, lecionação e reflexão, de forma integrada, bem como da sua capacidade investigativa. São elementos de avaliação: desempenho na observação, planificação, lecionação supervisionada e respetiva reflexão. 

Bibliografia

Fonseca, T. N. L. (2003). História e Ensino de História.Editora Autêntica.

López Facal, R., Miralles Martínez, P., Prats Cuevas, J. (Dir), & Gómez Carrasco, C. J. (Coord.) (2017). Enseñanza de la historia y competencias educativas. Graó.

Melo, M. C. (2008) (Org.). As imagens na aula de História: diálogos e silêncios. Edições Pedago.

Prats, J. (2001). Enseñar Historia: Notas para una didáctica renovadora. Junta de Extremadura/ Consejería de Educación, Ciencia y Tecnología.

Talin, R. (2014). The teaching of History in Secondary School. International Journal of Social Science and Humanities Research, 2 (3), 72-78.

Zabalza, M. A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular. ASA.

 

 

Método de Avaliação