Tecnologia Educacional no Ensino da História

Código

02015722

Créditos ECTS

3

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Objetivos de aprendizagem

1. Situar a literacia digital no contexto das competências chave para a aprendizagem ao longo da vida;
2. Discutir o papel dos professores de História face à evolução tecnológica;
3. Explorar o potencial da tecnologia educacional na criação de ambientes educativos desafiadores, no contexto do ensino da História.

Conteúdos

1. A literacia digital como competência transversal
2. O papel dos professores de História face à evolução tecnológica
2.1. Questões de profissionalidade docente em geral
2.2. Implicações da evolução tecnológica nos papéis de docentes e discentes
2.3. O professor de História como designer de ambientes educativos enriquecidos pela tecnologia educacional – a metodologia do design educacional
3. Tendências da tecnologia educacional e seu aproveitamento no ensino da História
3.1. Flipped classroom/ Sala de aula invertida
3.2. Bring your own device/ Traz o teu próprio aparelho (BYOD/ TOPA)
3.3. Ensino online
3.4. Mobile learning
3.5. Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
3.6. Incorporação de componentes de inteligência artificial (IA)

Métodos de Ensino

Após uma explicação, no plano teórico, pelos docentes, dos conceitos e das abordagens mais importantes no âmbito da tecnologia educacional, os alunos planearão uma intervenção educativa, na área do ensino da História, que incorpore a tecnologia educacional. Essa intervenção terá de abranger, no mínimo, uma sequência didática de, pelo menos, três aulas, e subordinar-se a uma lógica consistente – por exemplo, orientar-se pelos princípios da sala de aula invertida ou da abordagem TOPA. A intervenção implica, portanto, a elaboração de recursos educativos digitais (RED), mas não pode consistir apenas na produção de um ou mais recursos simples.
O planeamento acima referido será elaborado por pares de alunos, correspondentes a núcleos de estágio. A produção dos RED será individual. O planeamento deve subordinar-se aos temas e às abordagens que se explicitam abaixo.
Grupo A - Sala de aula invertida, incorporação de vídeos didáticos
Grupo B - Desenvolvimento de um AVA
Grupo C - Atividades fora da sala de aula, com recurso a códigos QR
Grupo D - Atividades com recurso à IA
Grupo E - Atividades no âmbito da História da Arte que incluam visitas virtuais a museus e/ou galerias, bem como ao Google Arts & Culture
Grupo F - Qualquer das abordagens acima referidas, mas abrangendo outros temas
Grupo G - Qualquer das abordagens acima referidas, mas abrangendo outros temas
Grupo H - Qualquer das abordagens acima referidas, mas abrangendo outros temas
Grupo I - Qualquer das abordagens acima referidas, mas abrangendo outros temas
Notas complementares:
. Cada tipo de abordagem não pode ser adotada por mais de dois pares;
. Os alunos podem propor outras abordagens, além das identificadas acima.
A lecionação será apoiada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado na plataforma Moodle, com uma organização modular, com 6 módulos.

Bibliografia

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Método de Avaliação