História dos Açores

Código

02015823

Créditos ECTS

10

Objetivos

O programa constitui uma leitura sobre uma realidade em mutação. Porém, obedece a um propósito de sistematização do saber, servido por uma atitude de pesquisa e de reflexão. Assim, adequa-se aos ditames do avanço científico, que demandam o acréscimo e a renovação dos saberes, fruto da interrogação, com novos e velhos métodos e interpretações, de novas e velhas fontes.
O propósito central consiste no entendimento do suceder histórico açoriano. Com efeito, aguarda-se que os estudantes compreendam a génese e a evolução de uma sociedade muito própria, porque condicionada pelo sentido da história e pelo carácter da geografia. Além disso, ficarão dotados dos meios indispensáveis à conversão da análise do passado em raciocínio do presente e até em projeção do futuro, ressaltando o proveito dos estudos históricos.

Programa

1. Introdução
1.1. A história e a historiografia açorianas
1.2. Os rumos da investigação
2. O conhecimento e a colonização das ilhas (século XV)
2.1. O descobrimento
2.2. O povoamento
2.3. O exercício do poder
2.4. A organização económica
2.5. O préstimo da geografia
3. A era da magnificência (do século XVI ao termo do século XVII)
3.1. A administração
3.2. A economia
3.3. A estratégia
3.4. A sociedade
3.5. A cultura
3.6. A participação nas convulsões da história de Portugal

4. A síndrome da decadência e a retoma da prosperidade (de finais do século XVII ao início do século XIX)
4.1. A administração
4.2. A economia
4.3. A estratégia
4.4. A sociedade
4.5. A cultura
4.6. A Capitania Geral dos Açores
5. Os Açores na Contemporaneidade (séculos XIX e XX)
5.1. A era pré-autonómica (de 1836 a 1895)
5.2. O tempo das autonomias (de 1895 aos nossos dias)

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem harmoniza docência e investigação, para que a transmissão do saber resulte em diligência de pesquisa e acréscimo de conhecimento. Assim, em vez de fiel transmissor de conteúdos, o professor opera como conselheiro que opina sobre a diversidade das perspetivas, no intuito de dotar a turma de capacidade de análise e de problematização.
A realização de trabalhos práticos constitui um suplemento da ação letiva, porque faculta a utilização rigorosa dos
conhecimentos, significando um relevante meio de aprendizagem. Apesar da observação do comportamento estudantil no debate quotidiano, a opção recai num sistema de avaliação periódica, que comporta a realização das provas indispensáveis à obtenção de uma base mínima de dois elementos de avaliação, um dos quais escrito.

Bibliografia

CHAGAS, Frei Diogo das, Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores, direcção e prefácio de Artur Teodoro de Matos, s/l, SREC/UAç., 1989.
CORDEIRO, António, História Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas no Oceano Occidental, reedição da edição prínceps de 1717, s/l, SREC, 1981.
FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, 6 lvs., Ponta Delgada, Instituto Cultural, 1977-87.
MALDONADO, Manuel Luís, Fénix Angrence, transcrição e notas de Hélder Fernando Parreira de Sousa Lima, 3 vols., Angra do Heroísmo, IHIT, 1989-97.
MATOS, Artur Teodoro de; MENESES, Avelino de Freitas de; LEITE José Guilherme Reis (direcção científica), História dos Açores. Do descobrimento ao século XX, 2 vols., Instituto Açoriano de Cultura, 2008.
MONTE ALVERNE, Frei Agostinho de, Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores, 3 vols., Ponta Delgada, Instituto Cultural, 1960-62.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %