Mobilidade e Migrações no Atlântico

Código

02015834

Créditos ECTS

10

Objetivos

A unidade curricular consiste numa abordagem diacrónica das grandes fases da mobilidade e das migrações intercontinentais e insulares do Atlântico, no espaço temporal compreendido entre os sécs. XV e XX. Pretende-se que os mestrandos dominem as grandes questões e problemáticas subjacentes aos temas do programa, que aprofundem os conhecimentos já adquiridos e reflitam sobre as dinâmicas inerentes às transferências populacionais que ocorreram entre as “margens” do oceano e as ilhas e os continentes. Em cada seminário os alunos irão analisar e debater as causas e as consequências das migrações, os seus contornos e características, os territórios de origem e os de acolhimentos, as motivações e os objetivos. A centralidade do estudo incidirá em Portugal, Açores e Madeira, mas tendo em conta os contextos e os exemplos internacionais. Privilegiando-se a capacidade de pesquisa e de autonomia dos mestrandos, propiciar-se-ão pistas de investigação que suportem os trabalhos a realizar

Programa

Tema I – Para a história da mobilidade e das migrações: fontes, estudos e práticas.
Tema II - A mobilidade populacional na génese e afirmação dos Impérios Ultramarinos Europeus (os Impérios Ibéricos e os Nórdicos).
Tema III – Tráfico de escravos e escravatura nos territórios do Atlântico.
Tema IV - Da Europa às Américas: as grandes transferências populacionais ao longo de oitocentos.
Tema V – Os fenómenos emigratórios e imigratórios no decurso do século XX (até ao terceiro quartel da centúria).

Métodos de Ensino

Os seminários conciliam a explanação de conteúdos, centrada na exposição oral, com o diálogo e a participação dos mestrandos. Semana a semana, serão solicitadas pesquisas e leituras de documentos e textos que permitam momentos de análise, reflexão e debate, bem como de confrontação de argumentos e teses. Em alguns seminários decorrerão trabalhos práticos que propiciem, com base na intervenção dos alunos, o aprofundamento do estudo e dos conhecimentos já adquiridos sobre os temas e conteúdos em apreço. A avaliação terá por base a realização de um trabalho escrito suportado em pesquisa documental e bibliográfica, com um total de 15 a 20 páginas, (letra 12 e espaço e meio), a entregar na última semana de aulas. Prevê-se a apresentação e a defesa destes trabalhos, resultando a nota final do valor médio obtido entre a vertente escrita (60%) e a oral (40%). Os temas serão acordados com a docente. A participação nos seminários será igualmente um elemento a ter em conta na avaliação final.

Bibliografia

AA VV, Imigração e Emigração nas Ilhas, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura / C.E.H.A., 2001.
ALBUQUERQUE, Luís, dir., Portugal no Mundo, Lisboa, Pub. Alfa, 1989, 6 vols.
BLACKBURN, Robin, The making of new world slavery: from the baroque to the modern: 1492-1800, London, Verso, 1997.
CARREIRA, António, O tráfico de escravos nos rios de Guiné e Ilhas de Cabo Verde (1810-1850): subsídios para o seu estudo, Lisboa, Junta de Investigações Científicas do Ultramar, C.E.A.C, 1991.
MATOS, Teodoro de, coord., A Colonização Atlântica, (Nova História da Expansão Portuguesa), Lisboa, Ed. Estampa, 2005, vol. III, ts. 1 e 2.
MIRANDA, Sacuntala de, A Emigração Portuguesa e o Atlântico, 1870-1930, Lisboa, Salamandra, 1999.
SILVA, Susana Serpa, “Emigração Legal e Clandestina nos Açores de Oitocentos (da década de 30 a meados da centúria)”, in Fernando de Sousa e outros, coord., Nas Duas Margens. Os Portugueses no Brasil, Porto,
Afrontamento, 2009, pp. 381-400.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %