Encontros de Culturas no Mundo Atlântico

Código

02015840

Créditos ECTS

10

Objetivos

A unidade curricular propõe-se abordar de forma não necessariamente evolutiva ou cronológica, aspetos contrastantes da produção cultural e artística resultante do «choque de civilizações» entre os povos dos continentes americano, africano e europeu, ao longo da Idade Moderna e Contemporânea. Estes propósitos científicos pretendem o reforço de competências que os alunos devem ter iniciado ao nível da Licenciatura, nomeadamente: capacidade critica e interpretativa, autonomia na procura de textos e respetiva seleção; autonomia ao nível das abordagens científicas; capacidade de refletir e produzir um discurso coerente; capacidade de elaborar um trabalho coerente do ponto de vista metodológico e científico.

Programa

1. Fontes e metodologias para o estudo da história cultural entre continentes. O ponto de vista eurocêntrico e a confrontação com as visões do «outro».
2. Guerra e paz nos encontros religiosos
3. Arte, iconografia e cultura visual nos encontros culturais
a. O papel dos jesuítas no Brasil na produção de uma linguagem de fusão entre os imaginários indígenas e os dogmas católicos
b. Kubler e a arte colonial, periferia artística e arte mestiça na América Latina
c. A iconografia do negro e do índio nas artes visuais ibéricas da Época Moderna
d. A nacionalização do neopaladianismo inglês (neoclássico) nos EUA
e. A «descoberta» da arte primitiva ameríndia e africana pelos europeus
4. Património cultural, Memória social e identidades
a. Discussão dos conceitos e dos métodos de abordagem
b. Diferenciações em curso entre indígenas e colonos
c. A construção identitária à escala global

Métodos de Ensino

Os métodos a adotar nas aulas implicam a conjugação entre a explanação dos conteúdos, apoiados e fundamentados na análise e interpretação de imagens e textos, com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das colocadas por estes. Na componente teórico-prática procurar-se-á debater, analisar e despertar os alunos para o conhecimento e a reflexão sobre temas diversos que integram as temáticas abordadas, bem como proporcionar linhas de investigação que possam sustentar o desenvolvimento de trabalhos práticos. No que respeita ao regime de avaliação, será obrigatória a realização de um trabalho de investigação (ponderação de 70% da avaliação final) em cuja avaliação entrará em linha de conta a apresentação oral. O elemento referenciado será complementado pela avaliação contínua relativa ao trabalho desenvolvido durante os seminários (ponderação de 30%)

Bibliografia

BETHENCOURT, Francisco; CHAUDHURI, Kirti (dir.) – História da Expansão Portuguesa, 1998-1999, 5 volumes.
CHOAY, Françoise – A alegoria do património, Lisboa: Edições 70. 2000.
KAUFMANN, Thomas daCosta – Toward a Geography of Art, London and Chicago: Chicago University Press, 2004.
KUBLER, George – Art and architecture in Spain and Portugal and their American dominions, 1500 to 1800,
Baltimore, Penguin Books, 1959.
HALL, Stuart – A identidade cultural na Pós-Modernidade, Editora DP & A, Rio do Janeiro, 1992.
MARTINS, Guilherme de Oliveira – Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva, 2009.
POULOT, Dominique – Une histoire du patrimoine en Occident XVIIIe-XXIe siècle. Du monument aux valeurs. Paris: PUF, 2006.
SOBRAL, Luís Moura (Coord.) – Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII / The Total Work of Art in the 17th and 18th Centuries, Lisboa: IGESPAR, 1999. 2 vols

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %