Seminário de Orientação I

Código

02015855

Créditos ECTS

4

Objetivos

O programa da unidade curricular tem por objetivo apoiar e acompanhar os estudantes no processo de preparação das respetivas dissertações de mestrado. O programa tem ainda como objetivos específicos:
a) preparar os orientandos no desenvolvimento das suas dissertações;
b) contribuir para a consolidação da formação académica/metodológica dos orientandos, tendo em vista alicerçar a sua capacitação para o desenvolvimento autónomo do trabalho de investigação

Programa

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos pelos orientadores das dissertações tendo em conta os seguintes elementos:
1. Estrutura geral da dissertação.
2. Problemáticas da investigação.
3. Enquadramento teórico-conceptual (modelo de análise).
4. Apresentação de um projeto de investigação.
5. Análise da evolução da pesquisa e investigação.

Métodos de Ensino

A partir dos objetivos definidos para esta disciplina valoriza a participação efetiva dos alunos na elaboração e desenvolvimento dos seus projetos de investigação. A avaliação dos elementos factuais e conceptuais do projeto, a apresentação da problemática de investigação e a realização de um relatório, permitirão a análise de um projeto de investigação no final do mês Outubro e a avaliação do seu desenvolvimento, através de um relatório de progresso, até ao final do semestre. A avaliação final terá por base estes dois elementos

Bibliografia

ECO, Humberto, Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 5ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1991.
FRANCH, José Alcina, Aprender a Investigar. Método de trabajo para la redacción de tesis doctorales (Humanidades y Ciencias Sociales), Madrid, Companía Literaria, 1994.
Histoire (L') et ses méthodes, dir. Charles Samaran, Paris, Éditions Gallimard, 1986.
História (A), social. Problemas, fontes e métodos, Lisboa, Edições Cosmos, 1973.
Cardoso, Ciro F.; Vainfas, Ronaldo (organizadores). Novos Domínios da História. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2012.
Hobsbawm, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Martins, Estevão de Rezende (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX.
São Paulo, Contexto, 2010.
OLARTE, Marcela Chavarría; VILLALOBOS, Marveya, Orientaciones para la elaboración y presentación de tesis,
México, Ed. Trillas, 1993.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %