Seminário de Orientação II
Código
02015866Créditos ECTS
4Objetivos
a) A discussão de temas propostos pelos alunos ou pelos docentes;
b) O aperfeiçoamento de metodologias adequadas à aquisição, tratamento e apresentação de informação que potenciem um contributo científico original.
Programa
Dada a natureza da UC os conteúdos programáticos assumirão feições metodológicas ou temáticas de acordo com as necessidades e preferências expressas pelos participantes.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas / Aulas teórico-práticas.
Bibliografia
ECO, Humberto, Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 5ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1991.
FRANCH, José Alcina, Aprender a Investigar. Método de trabajo para la redacción de tesis doctorales
(Humanidades y Ciencias Sociales), Madrid, Companía Literaria, 1994.
Histoire (L') et ses méthodes, dir. Charles Samaran, Paris, Éditions Gallimard, 1986.
História (A), social. Problemas, fontes e métodos, Lisboa, Edições Cosmos, 1973.
Cardoso, Ciro F.; Vainfas, Ronaldo (organizadores). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Hobsbawm, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Martins, Estevão de Rezende (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia européia do século XIX.
São Paulo: Contexto, 2010.
OLARTE, Marcela Chavarría; VILLALOBOS, Marveya, Orientaciones para la elaboración y presentación de tesis,
México, Ed. Trillas, 1993.
Método de Avaliação
Avaliação Contínua - 100 %