Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português
Código
01061659Créditos ECTS
6Objetivos
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Programa
1. Introdução: âmbito, distinção e interações entre fonética, fonologia e morfologia.
2. A distinção entre o plano fonético e o plano fonológico.
2.1 Os sons da fala, a sua produção e as representações fonéticas.
2.2 Os processos e as representações fonológicas.
3. Fonologia.
3.1 Os segmentos enquanto conjuntos de traços e os traços distintivos.
3.2 Inventário e padrões de distribuição segmental – fonemas e alofones.
3.3 Unidades suprassegmentais: sílaba; acento; prosódia; entoação.
4. Morfologia.
4.1 A relação entre morfologia e léxico.
4.2 Unidades morfológicas.
4.3 Formação de palavras.
4.4 A interação fonologia-morfologia.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas, serão aplicados os métodos dedutivo e indutivo, apelando-se à participação dos discentes através de fichas de leitura sobre os temas em apreço. Nas aulas práticas serão apresentados exemplos concretos, quer pela docente, quer pelos discentes, dos temas explanados em termos teóricos, complementando-se a parte prática com a realização de fichas formativas sobre os conteúdos do programa.
Bibliografia
AUDRING, J. et al. (eds) (2019). The Oxford Handbook of Morphological Theory. Oxford, Oxford University Press.
CORREIA, M. e LEMOS, L. San Payo de (2005). Inovação lexical em Português. Lisboa, Edições Colibri e Associação de Professores de Português.
DAVENPORT, M. e HANNAHS, S. J. (2020). Introducing Phonetics and Phonology, UK, Routlege, 4.ª ed.
FARIA, I., E. PEDRO, I. DUARTE e C. GOUVEIA (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho.
GOLDSMITH, J. A. Et al. (eds.) (2011). The Handbook of Phonological Theory. Malden, Wiley-Blackwell. 2.ª ed.
MATEUS, M. H. et al. (1990/2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa, Universidade Aberta.
MATEUS, M. H. e d’ ANDRADE, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford, Oxford University Press.
MONTENEGRO, H. (2019). “Os dialetos açorianos”. Cadernos de Trabalho 2. Ponta Delgada: CEHu – Centro de Estudos Humanísticos, Universidade dos Açores.
RIO-TORTO, Graça M. (1998). Fonética, Fonologia e Morfologia do Português, Coimbra, Edições Colibri.
VILLALVA, A. (2008). Morfologia do Português. Lisboa, Universidade Aberta.
Método de Avaliação
- Avaliação formativa: assiduidade e intervenção oral formal nas aulas – 15% da avaliação final; realização de um trabalho escrito com apresentação oral - 15% da avaliação
- Avaliação periódica: duas provas escritas – 70% da avaliação final (35% cada prova).
