Introdução ao Trabalho Científico nas Ciências Sociais
Código
01061775Créditos ECTS
6Objetivos
1- Identificar as competências requeridas ao estudante do ensino superior no contexto
da globalização
2- Selecionar métodos e técnicas de estudo em função do estilo de aprendizagem
3- Reconhecer a importância do trabalho em equipa na aprendizagem e no
desenvolvimento de competências
4- Descrever as caraterísticas do conhecimento científico
5- Identificar as etapas de um processo de investigação
6- Utilizar métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica e registo da informação
7- Experienciar as regras APA de citação e referenciação bibliográfica
8- Identificar as regras que caraterizam uma adequada revisão da bibliografia
9- Identificar a estrutura adequada de um artigo e de um relatório de investigação
10- Reconhecer a importância das questões éticas no desenvolvimento do trabalho
científico
Programa
I. Ser estudante do ensino superior
1- Modelo de competências: as competências transversais
2- Métodos e técnicas de estudo
3- Trabalho em equipa
II- Estrutura e organização do trabalho científico
1- Natureza do conhecimento científico
2- Etapas de um processo de investigação
3- Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica e de registo da
informação.
4- A citação e a referenciação bibliográfica (sistema APA)
5- Revisão da literatura
6- Estrutura de um artigo científico e de um relatório de investigação
7- Questões éticas da investigação.
Métodos de Ensino
Informação disponível em breve.
Bibliografia
American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological
Association (7
th Ed.). American Psychological Association.
Azevedo, M. (2006). Teses, Relatórios e Trabalhos escolares. Sugestões para Estruturação da
Escrita. Universidade Católica Portuguesa.
Carrilho, F. (2004). Métodos e Técnicas de Estudo. Editorial Presença.
Lima, J.Á & Pacheco, J. A. (2006). (Orgs.). Fazer investigação: contributos para a realização de
teses e dissertações. Porto Editora.
Marçal, D. (2014). Pseudociência. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Monson, R. (2017). Groups that work: Student achievement in group research projects and effects
on individual learning. Teaching Sociology, 45(3), 240-251.
Morgado, J. C. (2009). Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educação
e Sociedade, 30(106), 37-62.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais.
Gradiva.
Sá, M. J., & Serpa, S. (2018). Transversal competences: Their importance and learning
processes by higher education students. Education Sciences, 8(3), 126. 1-12.
https://doi.org/10.3390/educsci8030126
Sá, M. J., & Serpa, S. (2022). Higher Education as a Promoter of Soft Skills in a
Sustainable Society 5.0. Journal of Curriculum and Teaching. 11(4), pp. 1-12.
https://doi.org/10.5430/jct.v11n4p1
Santos, A. I, Ferreira, C. M., Sá, M. J., & Serpa, S. (2019). Reading on paper and
scrolling text on a screen in academic learning. Academic Journal of
Interdisciplinary Studies, 8(3), 135-143. https://doi.org/10.36941/ajis-2019-0012
Santos, A. I., Ferreira, C. M., & Serpa, S. (2020). Writing in science. Journal of
Educational and Social Research, 10(4), 128-133. https://doi.org/10.36941/jesr2020-0072
Serpa, S., & Ferreira, C. (2019). Sociology as scientific knowledge. Journal of
Educational and Social Research, 9(3), 178-184. https://doi.org/10.2478/jesr2019-0035
Silva, A.S. (1990). A ruptura com o senso comum nas Ciências Sociais. In
Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento: 29-53.
Silva, A.S., & Pinto, J. M. (1990). Uma visão global das Ciências Sociais. In
Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento: 9-27.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %