Classes Sociais e Estratificação
Código
01061797Créditos ECTS
6Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os estudantes à análise da problemática das classes sociais e estratificação social nas sociedades contemporâneas, a partir dos instrumentos teórico e analíticos da sociologia.
De forma especifica, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
- Conhecer as principais correntes das classes sociais, considerando autores clássicos e propostas teóricas mais recentes;
- Caracterizar as transformações recentes na estrutura de classes nos países ocidentais;
- Conhecer e mobilizar estudos empíricos que analisem a estrutura de classes sociais em Portugal e na Europa;
- Identificar e aplicar tipologias e procedimentos de operacionalização das classes sociais tendo em vista a realização de estudos empíricos;
- Compreender os processos de mobilidade social e de reprodução social;
- Estabelecer a relação das classes sociais com as mais significativas formas de desigualdades sociais contemporâneas.
- Analisar de forma crítica os processos de produção das desigualdades sociais, com base em conceitos da sociologia das classes e estratificação.
Programa
1. Classes sociais, estratificação e desigualdades: pertinência e noções introdutórias
1.1. As classes sociais ainda interessam?
1.2. As noções de desigualdades sociais, estratificação e classes socias
2. Teorias das classes e estratificação social
2.1. Teorias clássicas: marxista, weberiana e funcionalista
2.2. Teorias neomarxistas e neoweberianas
2.3. Interseccionalidade: classes sociais, género e etnicidade
3. Recomposição da estrutura social e lugares de classe nas sociedades contemporâneas
3.1. Alterações socioeconómicas e recomposição da estrutura de classes
3.2. Os lugares de classe nas sociedades contemporâneas
3.3. Classes e estilos de vida
4. Operacionalização das classes sociais e tipologias
4.1. Princípios gerais
4.2. Tipologia ACM: procedimentos operatórios
5. Classes sociais na Europa e em Portugal
5.1. Classes sociais na Europa
5.2. Processos de transformação da sociedade portuguesa e classes sociais
6. Mobilidade e reprodução e social
6.1. Conceitos e teorias
6.2. Estudos internacionais e nacionais
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão trabalhados através de estratégias teórico-práticas, incluindo (i) a exposição oral de conceitos da responsabilidade da docente; (ii) momentos de questionamento e debate na aula, de forma a enquadrar conceptualmente as temáticas e refletir sobre exemplos práticos; (iii) trabalhos práticos baseados na análise crítica e fundamentada de materiais empíricos (textos jornalísticos, documentários, entrevistas, estatísticas, etc.), mobilizando os conteúdos da unidade curricular.
O trabalho a desenvolver pelo aluno implica: participação nas aulas; leitura autónoma de bibliografia; realização de trabalhos práticos na aula.
Bibliografia
Araújo, E., Costa, J., & Torini, D. (2009). Introdução à sociologia das classes e da estratificação social. Edições Ecopy.
Atkinson, W. (2010). Same formula, different figures: change and persistance in class inequalities. Sociologia, Problemas e Práticas, 63, 11-24.
Bouffartigue, P. (Org.) (2004). Le retour des classes sociales. La Dispute.
Bourdieu (1979, 2010). A Distinção. Edições 70.
Carmo, R., J. Sebastião, S.C. Martins, J. Azevedo, A.F. Costa (Orgs.) (2018). Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Mundos Sociais.
Chancel, L.; Piketty, T., Saez, E.; Zucman, G. (2022). World Inequality Report 2022. World Inequality Lab.
Costa, A. F. (2008). Sociedade de bairro. Celta.
Costa, A. F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Mundos Sociais.
Costa, A. F., & Mauritti, R. (2018). Classes sociais e interseções de desigualdades: Portugal e a Europa. In R.M. Carmo, J. Sebastião, S.C. Martins, J. Azevedo, & A.F. Costa (Orgs.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa (pp. 109-129). Mundos Sociais.
Dubet, F. (2000). Les inégalités multipliées. Ed. L'aube.
Estanque, E. (2012). A classe média: ascensão e declínio. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos
Ferreira, J. M., Peixoto, J., Carvalho, A., Raposo, R., Graça, J., & Marques, R. (1995). Sociologia. McGraw-Hill.
Lopes, J. T., Louçã, F., & Ferro, L. (2017). As Classes Populares. A Produção e a Reprodução da Desigualdade em Portugal. Bertrand.
Lopes, J. T., Louçã, F., & Ferro, L. (2019), As Classes Médias em Portugal. Quem São e Como Vivem. Bertrand.
Louçã, F., Lopes, J. T., & Costa, J. (2014). Os Burgueses. Quem São, Como Vivem, Como Mandam. Bertrand.
Pereira, V.B. (2005). Classes Sociais e Culturas de Classe das Famílias Portuenses. Afrontamento.
Savage, M. (2015). Social Class in the 21st Century. Pelikan.
Silva, M. C. (2009). Classes sociais. Condição objetiva, identidade e ação colectiva. Húmus.
Silva, M. C., & Aguiar, J. V. (2012). Classes, Políticas e Culturas de Classe: capital, trabalho e classes intermédias. Húmus.
Wright, E. O. (2015). Análise de classes. Revista Brasileira de Ciência Política, 17, 121-163.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %