Deontologia e Práticas Profissionais em Sociologia

Código

01061804

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Reconhecer as responsabilidades profissionais e sociais dos profissionais em Sociologia;
2) Compreender a natureza científica do trabalho em Sociologia e as implicações deontológicas;
3) Adquirir competências deontológicas na atividade profissional em Sociologia;
4) Conhecer o conjunto das atividades e experiências profissionais dos sociólogos.

 

Programa

1.    Objectivos:
1.    Reconhecer as responsabilidades profissionais e sociais dos profissionais em Sociologia.
2.    Compreender a natureza científica do trabalho em Sociologia e as implicações deontológicas.
3.    Adquirir competências deontológicas na atividade profissional em Sociologia.
4.    Conhecer o conjunto das atividades e experiências profissionais dos sociólogos.

2.    Conteúdos programáticos:
1.    Contributos e contextos sociais da Sociologia
1.1.    Sociologia e conhecimento
1.2.    A pesquisa como processo social
1.3.    Ética e deontologia sociológica

2.    Sociologia e profissionalização dos sociólogos
2.1.    O campo sociológico português
2.2.    Estratégias e orientações

3.    Desenvolvimento da profissionalização da Sociologia
3.1.    A especialização da Sociologia
3.2.    Papéis e competências profissionais
3.3.    Ciência e profissão

4.    Cultura profissional e deontologia
4.1.    Associativismo e institucionalização
4.2.    Trajectórias de profissionalização

3.    Competências a desenvolver:
3.1.    Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
3.2.    Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma metodologia de estudo apropriada ao entendimento dos conteúdos.
3.3.    Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da disciplina.
3.4.    Desenvolver capacidade analítica, autonomamente, apoiada no exercício reflexivo por escrito e oralmente.
3.5.    Desenvolver capacidades de trabalho em grupo, de debate e de reflexão em conjunto.

Métodos de Ensino

4.    Metodologia de ensino:
4.1.    As aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e práticas.
4.2.    As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos.
4.3.    As aulas práticas consistem em trabalho prático realizado pelos discentes, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e elementos de pesquisa previamente indicados.
4.4.    A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
4.5.    A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.

Bibliografia

1)    Almeida, João Ferreira de (1995). Introdução à Sociologia. Universidade Aberta: Lisboa.
2)    APS (1992). Código Deontológico. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.  
3)    Azevedo, Natália; Rodrigues, Eduardo; Gonçalves, Carlos Manuel (2004). Sociologia no ensino superior: conteúdos, práticas e investigação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Porto.
4)    Bourdieu, Pierre; Chamboredon, Jean-Claude; Passeron, Jean-Claude (1999). A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Ed. Vozes: Petrópolis.
5)    Carreiras, Helena; Freitas, Fátima; Valente, Isabel (orgs.) (1999). Profissão Sociólogo. Celta Editora: Oeiras.
6)    Machado, Fernando Luís (2020). Sociologia em Portugal. Da Pré-história à Institucionalização Avançada. Editorial Afrontamento: Porto.
7)    Machado, Fernando Luís (2022). Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico. Editorial Afrontamento: Porto.
8)    Pinto, José Madureira (1994). Propostas para o ensino das ciências sociais. Ed. Afrontamento: Porto.
9)    Ramos, Madalena; Capucha, Luís; Tavares, Inês (orgs.) (2018). Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?. Ed. Mundos Sociais: Lisboa.
10)    Valente, Isabel; Machado, Fernando Luís; Costa, António Firmino da (orgs.) (1995). Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.

Método de Avaliação