Deontologia e Práticas Profissionais em Sociologia
Código
01061804Créditos ECTS
6Objetivos
1) Reconhecer as responsabilidades profissionais e sociais dos profissionais em Sociologia;
2) Compreender a natureza científica do trabalho em Sociologia e as implicações deontológicas;
3) Adquirir competências deontológicas na atividade profissional em Sociologia;
4) Conhecer o conjunto das atividades e experiências profissionais dos sociólogos.
Programa
1. Contributos e contextos sociais da Sociologia
1.1. Sociologia e conhecimento
1.2. A pesquisa como processo social
1.3. Ética e deontologia sociológica
2. Sociologia e profissionalização dos sociólogos
2.1. O campo sociológico português
2.2. Estratégias e orientações
3. Desenvolvimento da profissionalização da Sociologia
3.1. A especialização da Sociologia
3.2. Papéis e competências profissionais
3.3. Ciência e profissão
4. Cultura profissional e deontologia
4.1. Associativismo e institucionalização
4.2. Trajectórias de profissionalização
Métodos de Ensino
1. As aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e laboratoriais.
2. As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos, assim como trabalho prático.
3. As aulas laboratoriais consistem em trabalho prático, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e pesquisa previamente indicadas.
4. A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
5. A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.
Competências a desenvolver:
1. Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
2. Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma metodologia de estudo apropriada ao entendimento dos conteúdos.
3. Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da disciplina.
4. Desenvolver capacidade analítica, autonomamente, apoiada no exercício reflexivo por escrito e oral.
5. Desenvolver capacidades de trabalho, de debate e de reflexão em conjunto.
Bibliografia
Almeida, João Ferreira de (1995). Introdução à Sociologia. Universidade Aberta: Lisboa.
APS (1992). Código Deontológico. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.
Azevedo, Natália; Rodrigues, Eduardo; Gonçalves, Carlos Manuel (2004). Sociologia no ensino superior: conteúdos, práticas e investigação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Porto.
Bourdieu, Pierre; Chamboredon, Jean-Claude; Passeron, Jean-Claude (1999). A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Ed. Vozes: Petrópolis.
Carreiras, Helena; Freitas, Fátima; Valente, Isabel (orgs.) (1999). Profissão Sociólogo. Celta Editora: Oeiras.
Machado, Fernando Luís (2020). Sociologia em Portugal. Da Pré-história à Institucionalização Avançada. Editorial Afrontamento: Porto.
Machado, Fernando Luís (2022). Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico. Editorial Afrontamento: Porto.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva: Lisboa.
Ramos, Madalena; Capucha, Luís; Tavares, Inês (orgs.) (2018). Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal? Ed. Mundos Sociais: Lisboa.
Valente, Isabel; Machado, Fernando Luís; Costa, António Firmino da (orgs.) (1995). Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.