Deontologia e Práticas Profissionais em Sociologia
Código
01061804Créditos ECTS
6Objetivos
1) Reconhecer as responsabilidades profissionais e sociais dos profissionais em Sociologia;
2) Compreender a natureza científica do trabalho em Sociologia e as implicações deontológicas;
3) Adquirir competências deontológicas na atividade profissional em Sociologia;
4) Conhecer o conjunto das atividades e experiências profissionais dos sociólogos.
Programa
1. Objectivos:
1. Reconhecer as responsabilidades profissionais e sociais dos profissionais em Sociologia.
2. Compreender a natureza científica do trabalho em Sociologia e as implicações deontológicas.
3. Adquirir competências deontológicas na atividade profissional em Sociologia.
4. Conhecer o conjunto das atividades e experiências profissionais dos sociólogos.
2. Conteúdos programáticos:
1. Contributos e contextos sociais da Sociologia
1.1. Sociologia e conhecimento
1.2. A pesquisa como processo social
1.3. Ética e deontologia sociológica
2. Sociologia e profissionalização dos sociólogos
2.1. O campo sociológico português
2.2. Estratégias e orientações
3. Desenvolvimento da profissionalização da Sociologia
3.1. A especialização da Sociologia
3.2. Papéis e competências profissionais
3.3. Ciência e profissão
4. Cultura profissional e deontologia
4.1. Associativismo e institucionalização
4.2. Trajectórias de profissionalização
3. Competências a desenvolver:
3.1. Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
3.2. Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma metodologia de estudo apropriada ao entendimento dos conteúdos.
3.3. Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da disciplina.
3.4. Desenvolver capacidade analítica, autonomamente, apoiada no exercício reflexivo por escrito e oralmente.
3.5. Desenvolver capacidades de trabalho em grupo, de debate e de reflexão em conjunto.
Métodos de Ensino
4. Metodologia de ensino:
4.1. As aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e práticas.
4.2. As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos.
4.3. As aulas práticas consistem em trabalho prático realizado pelos discentes, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e elementos de pesquisa previamente indicados.
4.4. A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
4.5. A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.
Bibliografia
1) Almeida, João Ferreira de (1995). Introdução à Sociologia. Universidade Aberta: Lisboa.
2) APS (1992). Código Deontológico. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.
3) Azevedo, Natália; Rodrigues, Eduardo; Gonçalves, Carlos Manuel (2004). Sociologia no ensino superior: conteúdos, práticas e investigação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Porto.
4) Bourdieu, Pierre; Chamboredon, Jean-Claude; Passeron, Jean-Claude (1999). A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Ed. Vozes: Petrópolis.
5) Carreiras, Helena; Freitas, Fátima; Valente, Isabel (orgs.) (1999). Profissão Sociólogo. Celta Editora: Oeiras.
6) Machado, Fernando Luís (2020). Sociologia em Portugal. Da Pré-história à Institucionalização Avançada. Editorial Afrontamento: Porto.
7) Machado, Fernando Luís (2022). Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico. Editorial Afrontamento: Porto.
8) Pinto, José Madureira (1994). Propostas para o ensino das ciências sociais. Ed. Afrontamento: Porto.
9) Ramos, Madalena; Capucha, Luís; Tavares, Inês (orgs.) (2018). Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?. Ed. Mundos Sociais: Lisboa.
10) Valente, Isabel; Machado, Fernando Luís; Costa, António Firmino da (orgs.) (1995). Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos. Associação Portuguesa de Sociologia: Lisboa.