Métodos e Técnicas de Investigação Social II – Extensivos
Código
01061832Créditos ECTS
6Objetivos
A unidade curricular de M.T.I.S. tem como objetivo geral ajudar os estudantes a desenvolverem competências básicas para a conceção e realização de pesquisa social de natureza extensiva e mista.
No final do processo de aprendizagem nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Explicar a importância da investigação extensiva e mista na abordagem de problemáticas sociais e sociológicas;
2. Demonstrar consciência da natureza, etapas e procedimentos principais do processo de investigação social extensivo;
3. Aplicar adequadamente, em situações concretas, as aprendizagens realizadas na unidade curricular;
4. Manifestar capacidade reflexiva e hábitos de inquirição.
Programa
1. Paradigmas de investigação: o paradigma quantitativo e o paradigma misto
2. Formulação do problema de investigação na investigação extensiva
3. Modelo de análise na investigação quantitativa e mista
4. Desenho de investigação extensivo
5. População e amostragem na investigação extensiva: amostragem probabilística e não probabilística
6. Técnicas e instrumentos de recolha de dados na investigação extensiva
7. Análise dos dados na investigação extensiva e mista
8. Ética em investigação científica´
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular tem uma forte componente prática que, para que seja convenientemente compreendida pelos alunos, implica profundos conhecimentos teóricos. Assim, os métodos verbais e os métodos ativos são transversais a todos os módulos do programa. Por outro lado, e de modo a possibilitar uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos na prática de terreno, optou-se também pelos métodos intuitivos, sempre que tal é possível, através da demonstração nas aulas práticas e dos textos aconselhados ou fornecidos aos alunos. Espera-se a participação ativa dos alunos em todos os módulos visto que a componente prática de avaliação implica o trabalho de recolha de dados no campo empírico de observação.
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Declaração sobre a Ciência e a Utilização do Conhecimento Científico
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000131550_por/PDF/131550por.pdf.multi
Método de Avaliação
- Frequência - 70 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %