Análise de Dados em Ciências Sociais

Código

01061843

Créditos ECTS

6

Objetivos

A presente unidade curricular procura facultar aos alunos uma abordagem ao vasto conjunto das metodologias de análise e tratamento de dados existentes em Ciências Sociais, desde as mais usuais às mais específicas, desde a produção de dados à utilização de informação já existente para outros fins. Serão apresentadas abordagens qualitativas e mistas de que a construção de indicadores sociais constituem um exemplo concreto.
Pretende-se que os alunos adquiram competências relativas à forma de organização da recolha e tratamento de informação através de inquérito por questionário e de entrevista estruturada ou proveniente das diferentes fontes estatísticas existentes.
Mas requer-se, igualmente, uma atenção muito particular às metodologias de análise e tratamento de informação censitária e estatística utilizada na produção de indicadores sociais, facultando-se um enquadramento conceptual, analítico e de interpretação necessário à compreensão de dados de várias origens assim como das técnicas de tratamento.
Pretende-se ainda familiarizar os alunos com dados relativos à vertente económica e social da vida coletiva, numa perspetiva crítica e analítica dos indicadores sociais e sua utilização e tratamento na investigação aplicada em ciências sociais.

Programa

- Populações e amostra na investigação por Inquérito e a recolha de dados.
- Análise de dados económicos, demográficos e sociais e respetivas fontes.
- Indicadores socioeconómicos e a construção de indicadores sociais
- Produção de informação quantitativa em ciências sociais e seu tratamento.
- A análise de informação multi proveniência.
- A obtenção de dados por questionário estruturado.
- Os métodos de análise qualitativa.
- A entrevista em profundidade e etnográfica.
- A produção monográfica e de relatórios

Métodos de Ensino

Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se a aplicações concretas de construção de indicadores e planos de análise já hoje utilizados. Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos.

Nas aulas práticas os alunos são desafiados a resolver problemas e casos de estudo. A docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão dos procedimentos metodológicos e dos resultados obtidos.

Bibliografia

BRYMAN, Alan e CRAMER, Ducan (1992), Análise de dados em ciências Sociais, introdução às técnicas utilizando o SPSS, Lisboa, Celta.
CAMPENHOUT, Luc Van, MARQUET, Jacques e QUIVY, Raymond, Manual de investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
EVERITT, Brian S. e DUNN, Graham (2001). Applied Multivariate Data Analysis; Edward Arnold: London.
Flick, Uwe (2013). Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.
GHIGLIONE. Rodolphe e Benjamin Matalon. (1993) O inquérito. Teoria e prática, Oeiras: Celta Editora.
GONÇALVES, Joaquim P., MARQUES, Célio Gonçalo, GONÇALVES, Sónia P., (2020). Manual de Investigação Qualitativa - Concepção, Análise e Aplicações, Lisboa: Pactor.
HILL, Manuela Magalhães e HILL Andrew (2000). Investigação por questionário, Lisboa, Edições Sílabo.
JOHNSON, Richard A. e WICHERN, Dean W. (2002). Applied Multivariate Statistical Analysis, Prentice Hall: Upper Saddle River.
LEJEUNE, Christophe (2019). Manuel d'analyse qualitative – Analyser sans compter ni classer, Louvain-la-Neuve : De Boeck Supérieur.
MAROCO, João (2003). Análise Estatística - Com utilização do SPSS;, Lisboa, Sílabo.
PESTANA, M. Helena; GAGEIRO, J. Nunes (1998). Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.
RAMOS, Madalena; BARROSO, Mário (2001), Métodos Quantitativos para as ciências sociais, Lisboa, edições Sílabo.
REIS, Elizabeth, (2001). Estatística Multivariada aplicada 2ª ed., Lisboa: Edições Sílabo.
VILELAS, José (2009), Investigação- O processo de Construção do Conhecimento, 2ª Ed., Lisboa: Edições Sílabo.

Método de Avaliação

  • Apresentação de um caso prático, concebido como uma monografia - 40 %
  • Dois testes escritos - 60 %