Oficina de Oralidade e da Escrita

Código

01061879

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Refletir sobre os princípios reguladores da interação discursiva.
2. Aprofundar o conhecimento de técnicas de comunicação oral e escrita.
3. Aperfeiçoar a capacidade comunicativa, a nível da oralidade e da escrita.
4. Planificar e produzir, com correção gramatical, coerência e coesão semânticas, textos de natureza diversa.

Programa

1. Comunicação oral e escrita.
1.1. O ato comunicativo.
1.2. A expressão oral: a arte de falar em público.
1.2.1. Atos performativos e atos constativos.
1.3. A expressão escrita: etapas e princípios orientadores.

2. Tópicos gramaticais.
2.1. Concordâncias morfossintáticas a nível do grupo nominal e do grupo verbal.
2.2. Regências nominais e verbais.
2.3. Semântica e léxico – significação e relações semânticas entre as palavras.

3. Produção e interpretação de textos.
3.1 A heterogeneidade composicional dos textos.
3.2. O texto científico-técnico – artigo, monografia, manuais.

4. Planificação e produção de enunciados orais e textos escritos.
4.1. Seleção e esquematização da informação.
4.2. Produção de enunciados orais – aplicação das regras do discurso formal.
4.3. Produção de textos escritos - aplicação das regras de coesão e coerência.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas. A apresentação de novos conteúdos é seguida da resolução de exercícios e da sua aplicação na produção de enunciados de diversos tipos. Recorre-se à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. O acompanhamento dos alunos é feito através do moodle.

Bibliografia

Bergström, Magnus e Neves Reis, 2004. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Notícias. 47.ª ed..

Cunha, Celso e Cintra, L. F. Lindley, 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições João Sá da Costa.

Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. L., 2008. Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa, Dom Quixote.

Montenegro, H., 2005. Português para todos. A gramática na comunicação. Mirandela, João Azevedo Editor.

Peres, João e Móia, Telmo, 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva et aliae, orgs., 2013. Gramática do Português. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 2 vol.

Sá, Cristina, 2018. Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. Aveiro, UA Editora.

Serrano, P. , 2004. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa, Relógio d'Água.

Método de Avaliação

  • Uma prova de avaliação escrita - 50 %
  • Uma prova de avaliação escrita - 25 %
  • Uma prova de avaliação oral + participação - 25 %