Oficina de Oralidade e da Escrita

Código

01061879

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Refletir sobre os princípios reguladores da interação discursiva.
2. Aprofundar o conhecimento de técnicas de comunicação oral e escrita.
3. Aperfeiçoar a capacidade comunicativa, a nível da oralidade e da escrita.
4. Planificar e produzir, com correção gramatical, coerência e coesão semânticas, textos de natureza diversa.

Programa

  1. A comunicação: o ato comunicativo, os seus intervenientes e outros elementos inerentes (contextos); a competência comunicativa.
    2. Língua, norma, variedades e registos: a norma padrão, as variedades geográficas e sociais; o registo oral e o registo escrito; o registo formal e o registo informal.
    3. Os elementos constitutivos do discurso e do texto: a coerência; a coesão e os seus marcadores.
    4. A heterogeneidade e diversidade discursiva e textual: o literário e o não literário; o científico e o não científico; o de 1.ª pessoa e o de 3.ª pessoa; o público e o privado; o profissional e o não profissional, e respetivas subclasses.
    5. As diferentes fases da preparação de apresentações orais e de textos escritos: pré-escrita, planificação, rascunho, revisão e edição.
    6. A correção linguística: ortografia, acentuação e pontuação; ortoépia e entoação, questões de léxico e aspetos sintático-semânticos.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas. A apresentação de novos conteúdos será seguida da resolução de exercícios e da sua aplicação na produção de enunciados de diversos tipos. Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, podendo haver o visionamento de pequenas peças audiovisuais.

Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. Far-se-á o acompanhamento dos alunos através do moodle.

Bibliografia

Bergström, Magnus e Neves Reis, 2004. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Notícias. 47.ª ed..

Cunha, Celso e Cintra, L. F. Lindley, 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições João Sá da Costa.

Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. L., 2008. Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa, Dom Quixote.

Montenegro, H., 2005. Português para todos. A gramática na comunicação. Mirandela, João Azevedo Editor.

Peres, João e Móia, Telmo, 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva et aliae, orgs., 2013. Gramática do Português. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 2 vol.

Sá, Cristina, 2018. Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. Aveiro, UA Editora.

Serrano, P. , 2004. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa, Relógio d'Água.

Método de Avaliação

    A avaliação será contínua e o cálculo da classificação final respeitará os seguintes indicadores:

    1) Prova Escrita de Frequência 1 – 45%

    2) Prova Escrita de Frequência 2 – 45%

    3) Participação e trabalhos realizados em aula – 10%