Estágio em Ensino da Informática I
Código
02015902Créditos ECTS
9Objetivos
1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência e didática da informática e da educação em geral em contextos de Ed. Pré-escolar ou 1.º CEB.
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa.
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares e adequadas aos contextos de intervenção.
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre crianças, com vista à consecução de aprendizagens relevantes.
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados.
6. Promover o trabalho colaborativo, com as comunidades escolar e educativa alargada.
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.
Programa
1. Planificação do processo educativo em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico na área de informática (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas).
2. Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de atividades e construção das interações).
3. Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).
Métodos de Ensino
O Estágio em Ensino da Informática I implica a intervenção em contexto educativo pré-escolar ou de 1.º ciclo do ensino básico, num total de 110 horas de contacto, que implicam a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Esta UC contemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas para conceção e análise de sequências didáticas, materiais pedagógicos e para reflexão sobre o trabalho implementado e momentos de orientação tutorial, para esclarecimentos aos estudantes. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.
Elementos de avaliação:
1) conceção de um projeto individual de intervenção, sua monitorização e avaliação final - 15%;
2) desempenho na lecionação supervisionada, focando a pertinência das opções tomada e o seu impacto nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa - 85%.
Bibliografia
Direção Geral da Educação (2016). Iniciação à Programação no 1.º CEB - Linhas Orientadoras para a Robótica. https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/linhas_orientadoras_para_a_robotica.pdf
d´Oliveira Martins, G. et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). Ministério da Educação/DGE.
Hijós, A.Q. (2020) Teoría Educativa Sobre Tecnología, Juego y Recursos En Didáctica De La Educación Infantil. Prensas de la Universidad de Zaragoza.
Lopes da Silva, I. (Coord.); Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Lucena, F.J.H.; Núñez, J.A.L.; García, S.A.; & Marín, J.A.M. (2021). Recursos didácticos y tecnológicos aplicados a la educación infantil (EI): Teoría y práctica. Fundación Wolters Kluwer
Ministério da Educação (2018). 1.º Ciclo do Ensino Básico - Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/oc_1 _tic_1.pdf
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %