Didática da Informática III
Código
02015959Créditos ECTS
6Objetivos
1. Identificar os fundamentos didáticos do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
2. Identificar e analisar criticamente a investigação publicada internacionalmente sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
3. Planear de modo didaticamente fundamentado o ensino de TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
4. Usar e avaliar métodos de ensino e ferramentas diversificadas para ensinar TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
5. Avaliar a qualidade das aprendizagens, com base na investigação didática.
6. Refletir sobre a prática profissional, numa perspetiva de desenvolvimento profissional informado elo conhecimento e investigação didático.
Programa
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os fundamentos didáticos do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no 3.º CEB.
- Identificar e analisar criticamente a investigação publicada internacionalmente sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no 3.º CEB.
- Planear de modo didaticamente fundamentado o ensino de TIC/Informática no 3.º CEB.
- Usar e avaliar métodos de ensino e ferramentas diversificadas para ensinar TIC/Informática no 3.º CEB.
- Avaliar a qualidade das aprendizagens, com base na investigação didática.
- Refletir sobre a prática profissional, numa perspetiva de desenvolvimento profissional informado elo conhecimento e investigação didático.
Conteúdos programáticos:
- A importância das TIC e da Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- A investigação sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e recomendações de instituições internacionais de referência (ACM, IEEE, UNESCO, UE).
- Documentos definidores do currículo oficial para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Planear o ensino de TIC e de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Conteúdos a abordar no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Atividades e ferramentas para o ensino e aprendizagem de TIC e Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Gestão e avaliação do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Métodos de Ensino
Esta UC tem aulas com momentos de intervenção estruturada por parte do docente, momentos de debate coletivo e em pequeno grupo em torno das questões em estudo, tendo por base documentos produzidos pelos alunos e materiais de apoio à unidade curricular. Tem igualmente aulas onde é privilegiado o trabalho do aluno, nomeadamente apresentando e discutindo trabalhos relacionados com situações de ensino e de aprendizagem de TIC/informática.
Bibliografia
Cravino, J.P. (2018). Uso de Narrações Multimodais na investigação em Didática de Ciências e Tecnologia. In J. Bernardino Lopes, C. Viegas, & A. Pinto (Eds.), Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia (pp. 59-70). Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-944-2.
Cravino, J.P. (2017). Planning Teacher Mediation in Science and Technology Lessons. In J. B. Lopes, J. P. Cravino, E. de Souza Cruz, & A. Barbot (Eds.), Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development (pp. 45-59). New York: Nova Science Publishers. ISBN 978-1-53612-361-6.
Duarte, P. e Moreira, A. I. (2020). Que professor investigador? Para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes. Da Investigação às Práticas: Estudos de natureza educacional, 10 (1),78-98. https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204
Flores, M.A. (2017). Contributos para (re)pensar a formação de professores. In CNE (Ed.), Lei de Bases do Sistema Educativo - Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 773-810). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Gaspar, M.I. et al. (2019). Supervisão: modelos e processos. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Pedro, A., Piedade, J. & Matos, J. F. (2019). Cenários de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Informática. Revista Lusófona de Educação, 45, pp. 219-234
Simmons, C., & Hawkins, C. (2015). Teaching Computing. SAGE Publications.
Spedding, T. (2020). Stories of Supervision. Education Sciences, 10 (93). Doi: 10.3390/educsci10040093