Estágio em Ensino da Informática III
Código
02015965Créditos ECTS
9Objetivos
1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, didática e educação em geral em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico;
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa;
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares formais e adequadas aos contextos de intervenção;
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes;
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados;
6. Promover processos de trabalho colaborativo, com as comunidades escolar e educativa alargada;
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.
Programa
Objetivos de aprendizagem:
- Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, da didática e da educação em geral em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa.
- Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares e adequadas aos contextos de intervenção.
- Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos, respeitador da diversidade entre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes.
- Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados.
- Promover processos de trabalho colaborativo, com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada.
- Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.
Conteúdos programáticos:
- Planificação do processo educativo em 3.º Ciclo do Ensino Básico na área de Informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas).
- Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações).
- Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).
Métodos de Ensino
No Estágio em Ensino da Informática III adotar-se-á uma metodologia reflexiva e experimental que implica a intervenção em contexto educativo de 3.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 110 horas de contacto, que integrando a observação de práticas educativas e a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc, contemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas destinadas a: pesquisa orientada; conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionado; elaboração de um portefólio de estágio. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.
Relativamente às 15 horas Teórico-Práticas, com carácter letivo, têm por objetivos o debate de temáticas pertinentes no âmbito do estágio, o apoio a processos investigativos para apoiar os estagiários na planificação de sequências didáticas, na construção e revisão de materiais pedagógicos e na reflexão e análise crítica do trabalho implementado com vista à elaboração do Portefólio.
Ainda com carácter letivo, as 15 horas de Seminário decorrem com todos os núcleos de estágio e destinam-se à análise dos contextos educativos do estágio, ao aprofundamento de princípios subjacentes às opções tomadas, à definição de propostas globais do trabalho a desenvolver, vertidas num Projeto Formativo Individual/PFI, à regulação do trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto.
De modo complementar e sem caráter letivo, serão disponibilizadas horas, a agendar com os estudantes de cada núcleo de estágio, para orientação pessoal de tipo tutorial, no que se refere à preparação e/ou reflexão da intervenção dos estagiários nas escolas e à construção do seu desenvolvimento profissional.
Conforme previsto no Regulamento dos Estágios Pedagógicos da UAc, eventuais faltas à lecionação carecem de justificação médica, sendo a lecionação reposta oportunamente. Sobre as restantes componentes do estágio, as faltas não podem exceder 3% das horas previstas.
Bibliografia
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