Conceção de Recursos Educativos em Informática

Código

02015987

Créditos ECTS

6

Objetivos

1 - Mobilizar saberes científicos e pedagógicos em favor da seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.
2 - Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas.
3 - Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.
4 - Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;
5 - Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de Informática, adequados a contextos e públicos diversificados.

Programa

Objetivos

1 - Mobilizar saberes científicos e pedagógicos em favor da seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.

2 - Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas.

3 - Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.

4 - Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;

5 - Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de Informática, adequados a contextos e públicos diversificados.

 

Conteúdos programáticos

1. Educação escolar e comunicação pedagógica

a) Teorias da Comunicação;

b) Comunicação interpessoal: noções básicas; atitudes comunicacionais e efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; a comunicação eficaz;

c) Comunicação na era digital.

2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos em Informática;

3. Recursos para aprendizagens

– Plataformas de programação e de interação para programação por blocos, programação de robôs em simulação;

– Recursos para atividades não-ligadas (i.e. unplugged);

– Recurso para atividades para Inteligência Artificial;

– Utilização de Robôs Educativos;

– Utilização de sensores e atuadores em contexto Arduino;

– Outros recursos.

4. Seleção e construção de recursos educativos para o ensino da Informática com a planificação/fundamentação, construção, testagem e avaliação/reflexão.

Métodos de Ensino

Será privilegiada a observação, análise, experimentação e discussão de recursos educativos existentes, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para seleção, construção e gestão de materiais educativos diversos, adequados a situações educativas e a públicos diversificados.

Bibliografia

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Machado, A. B. & Lúcio, V. R. (2021) Escola, currículo e tecnologias: desafios e possibilidades. Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-89499-17-6.22.01.21

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Yang, W. (2022). Artificial Intelligence education for young children: Why, what, and how in curriculum design and implementation. Comput. Educ. Artif. Intell., 3, 100061.

Método de Avaliação