Didática da Informática IV

Código

02015998

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar os fundamentos didáticos do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
2. Identificar e analisar criticamente a investigação publicada internacionalmente sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
3. Planear de modo didaticamente fundamentado o ensino de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
4. Usar e avaliar métodos de ensino e ferramentas diversificadas para ensinar TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
5. Avaliar a qualidade das aprendizagens, com base na investigação didática.
6. Refletir sobre a prática profissional, numa perspetiva de desenvolvimento profissional informado elo conhecimento e investigação didático.

Programa

Objetivos de aprendizagem:

  1. Identificar os fundamentos didáticos do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário.
  2. Identificar e analisar criticamente a investigação publicada internacionalmente sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário.
  3. Planear de modo didaticamente fundamentado o ensino de TIC/Informática no Ensino Secundário.
  4. Usar e avaliar métodos de ensino e ferramentas diversificadas para ensinar TIC/Informática no Ensino Secundário.
  5. Avaliar a qualidade das aprendizagens, com base na investigação didática.
  6. Refletir sobre a prática profissional, numa perspetiva de desenvolvimento profissional informado elo conhecimento e investigação didático.

 

Conteúdos programáticos:

  1. A importância das TIC e da Informática no Ensino Secundário.
  2. A investigação sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no  Secundário e recomendações de instituições internacionais de referência (ACM, IEEE, UNESCO, UE).
  3. Documentos definidores do currículo oficial para o Ensino Secundário.
  4. Planear o ensino de TIC e de Informática no Ensino Secundário.
  5. Conteúdos a abordar no Ensino Secundário.
  6. Atividades e ferramentas para o ensino e aprendizagem de TIC e Informática no Ensino Secundário.
  7. Gestão e avaliação do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Esta UC tem aulas com momentos de intervenção estruturada por parte do docente, momentos de debate coletivo e em pequeno grupo em torno das questões em estudo, tendo por base documentos produzidos pelos alunos e materiais de apoio à unidade curricular. Tem igualmente aulas onde é privilegiado o trabalho do aluno, nomeadamente apresentando e discutindo trabalhos relacionados com situações de ensino e de aprendizagem de TIC/informática.

Bibliografia

Connell, A., Edwards, A., Hramiak, A., Rhodes, G., & Stanley, N. (2014). A practical guide to teaching computing and ICT in the secondary school (2nd ed.). Routledge.

Cravino, J.P. (2017). Planning Teacher Mediation in Science and Technology Lessons. In J. B. Lopes, J. P. Cravino, E. de Souza Cruz, & A. Barbot (Eds.), Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development (pp. 45-59). New York: Nova Science Publishers.

Duarte, P. & Moreira, A. I. (2020). Que professor investigador? Para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes. Da Investigação às Práticas: Estudos de natureza educacional, 10 (1),78-98.

Gómez, J.M.P. (2018). Profesores de Enseñanza Secundaria y Técnicos de Formación Profesional. Informática y Sistemas y Aplicaciones Informáticas Programación Didáctica. Editorial MAD

Lau, W. (2017). Teaching computing in secondary schools: A practical handbook. Routledge.

Método de Avaliação