Estágio em Ensino da Informática IV
Código
02016005Créditos ECTS
9Objetivos
1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, didática e educação em geral no Ensino Secundário.
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa.
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares e adequadas aos contextos de intervenção.
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidadeentre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes.
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados.
6. Promover processos de trabalho colaborativo, com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada.
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.
Programa
1. Planificação do processo educativo no Ensino Secundário na área de Informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (teoria curricular, documentosnorteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas).
2. Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmicada sala de aula e construção das interações).
3. Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).
Métodos de Ensino
O Estágio em Ensino da Informática IV implica a intervenção no Ensino Secundário, num total de 110 horas de contacto, que implicam a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Esta UC contemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas para conceção e análise de sequências didáticas, materiais pedagógicos e para reflexão sobre o trabalho implementado e momentos de orientação tutorial, para esclarecimentos aos estudantes. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.
Bibliografia
Direção Geral da Educação (2018). 12.º Ano. Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário – Aplicações Informáticas B. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/12_aplicacoe s_informaticas_b.pdf
Direção Geral da Educação (2018). 12.º Ano. Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário – Oficina de Multimédia B. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/12_oficina_m ultimedia_b.pdf
d´Oliveira Martins, G. et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). Ministério da Educação/DGE.
Duarte, P. e Moreira, A. I. (2020). Que professor investigador? Para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes. Da Investigação às Práticas: Estudos de natureza educacional, 10 (1),78-98. https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204
Flores, M. A. (2017). Contributos para (re)pensar a formação de professores. In CNE (Ed.), Lei de Bases do Sistema Educativo - Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 773-810). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Gaspar, M. I. et al. (2019). Supervisão: modelos e processos. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Gómez, J.M.P. (2018). Profesores de Enseñanza Secundaria y Técnicos de Formación Profesional. Informática y Sistemas y Aplicaciones Informáticas Programación Didáctica. Editorial MAD
Saritepeci, M. (2020). Developing Computational Thinking Skills of High School Students: DesignBased Learning Activities and Programming Tasks. Asia-Pacific Education Researcher, 29(1), 35– 54. https://doi.org/10.1007/s40299-019-00480-2
Soares, L.F. (Coor.); Cruz, J.A. & Fernandes, V.M. (2001). Programa de Tecnologias Informáticas – 10.º - 11.º - 12.º anos. Curso Tecnológico de Informática. Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.
Spedding, T. (2020). Stories of Supervision. Education Sciences, 10 (93). Doi: 10.3390/educsci10040093
Método de Avaliação
- Conceção de um projeto individual de intervenção, sua monitorização e avaliação final - 15 %
- Desempenho na lecionação supervisionada, focando a pertinência das opções tomada e o seu impacto nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa - 85 %