Famílias e Políticas Sociais

Código

02016208

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Pretende-se que o estudante de mestrado seja capaz de:
1.Dominar perspetivas e conceitos das Ciências Sociais e Humanas que lhe permitam analisar questões relativas à família, numa ótica interdisciplinar.
2.Reconhecer a pluralidade de modelos familiares, através de uma abordagem histórica e socio antropológica.
3.Explicar a dinâmica familiar, nomeadamente, as alterações dos laços e dos papéis sociais, ao longo dos tempos.
4.Evidenciar conhecimentos aprofundados sobre a realidade da família ocidental, nomeadamente no contexto europeu e, em especial, no português.
5. Enquadrar a problemática da família nas políticas sociais em vigor, tendo por base a conjugalidade, o divórcio, a parentalidade e o combate às desigualdades sociais.
6.Refletir de forma crítica e fundamentada sobre representações e discursos acerca da família.

Programa

1. A família como objeto de estudo das Ciências Sociais e Humanas: perspetivas e conceitos.
2. Das famílias do passado à génese da família moderna
2.1. Modelos de família e nupcialidade na Europa feudal e cristã.
2.2. Casa, linhagem e poder no Antigo Regime.
2.3. Industrialização e urbanização: transformações do matrimónio e da vida familiar no século XIX.
2.4. O lar: pequeno mundo de tensões e de conflitos.
2.5. Transformações das primeiras décadas do século XX.
II Parte
1. Famílias no plural - tendências atuais.
2. Conjugalidade, casamento e divórcio e políticas sociais.
3. Parentalidade (maternidade e paternidade) e políticas sociais.
4. Relações de género em contexto doméstico/familiar.
5. Família e mobilidade social.

Métodos de Ensino

Na Parte I, as sessões letivas conjugarão a exposição de conteúdos, com a análise de documentos seguida de debate pelos alunos. A participação dos mestrandos, nos seminários, corresponderá a 10% da nota relativa à Parte I. Os restantes 40% resultarão da elaboração de uma recensão crítica sobre um artigo, capitulo(s) de livro ou livro, relacionados com os conteúdos abordados e escolhidos pelos alunos. Na Parte II, as sessões de natureza expositiva, terão por base dados demográficos, estudos recentes sobre a dinâmica familiar e investigações sobre os temas. Em cada sessão os estudantes serão convidados ao debate, valendo esta atividade 10% da nota final.. os restantes 40% corresponderão à realização de um texto, em formato de artigo científico, sobre um tópico da IIª Parte, onde se aprofunda uma qualquer evidência sobre a família contemporânea. Cada parte, avaliada pela docente responsável, equivale a 50% da nota final.

Bibliografia

Bel Bravo, M.(2000), La Familia en la Historia: propuestas para su estúdio desde la nueva historia cultural, Madrid,
Encuentro
Gottlieb, B.(1994), The family in the Western world from the black death to the industrial age, Oxford, OUP

Histoire de la Famille, Paris, A. Colin, 1986, 4vols.
Journal of Family History, Canada, Carleton Univ., Sage Pub., 1976-2019
Kertzer, D., Barbagli, M.ed.(2002), Family Life in the long Nineteenth Century, 1789-1913, N. H., YUP,vol. 2.
Lalanda, P.(2015), Encruzilhadas na construção da identidade das mulheres, Lis., Ed. ICS
Mattoso, J., dir.(2010-2011), História da Vida Privada em Portugal, Lis., C. L.
Phillips, R.(1996), Desfazer o Nó. Breve História do Divórcio, Lis., Terramar
Sarti, R.(2001), Casa e Família. Habitar, comer e vestir na Europa Moderna, Lis., Estampa
Singly, F.(2011), Sociologia da Família Contemporanea, Lis.,Texto & Grafia
Wall, K. et al.(2004), Famílias no Portugal Contemporâneo – Estruturas, Dinâmicas e Solidariedades, Lis., CIES/ICS

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %